
Impasse Orçamental Mantém Governo dos EUA Paralisado



O governo federal dos EUA encontra-se num 'shutdown' há três dias, uma situação que se mantém após uma nova votação no Senado ter falhado em aprovar a lei do orçamento.
A proposta republicana não conseguiu alcançar os 60 votos necessários para a sua aprovação, mantendo o impasse e a paralisação dos serviços governamentais considerados não essenciais.
Como consequência direta, centenas de milhares de funcionários públicos, um dos artigos refere o número de 750 mil, foram colocados em situação de desemprego técnico ou enviados para casa sem salário. O bloqueio é liderado pelos democratas, que recusam aprovar o financiamento do governo sem garantias relativamente à extensão de benefícios fiscais associados aos cuidados de saúde. A principal exigência do Partido Democrata é a continuação dos créditos fiscais para planos de saúde, disponibilizados sob a Lei dos Cuidados de Saúde, que tinham sido aumentados durante a pandemia.
Embora os republicanos controlem ambas as câmaras do Congresso, a necessidade de uma maioria qualificada no Senado confere aos 47 senadores democratas o poder de negociar concessões. O líder dos democratas na Câmara dos Representantes, Hakeem Jeffries, alertou que a não extensão destes benefícios fiscais resultaria em "aumentos dramáticos dos prémios dos seguros de saúde" para mais de 20 milhões de pessoas.
Em contraste, o antigo presidente Trump foi citado como vendo a paralisação governamental como uma "oportunidade inédita" para realizar cortes significativos nas agências federais e despedir funcionários, em vez de os colocar em licença temporária, como é prática comum nestas situações.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Apesar dos apelos à trégua, a Faixa de Gaza voltou a ser alvo de intensos bombardeamentos durante a madrugada, resultando em várias vítimas civis. O exército israelita manteve a ofensiva aérea horas depois de Donald Trump ter instado Israel a “interromper imediatamente” os ataques, sublinhando que o Hamas estaria “pronto para uma paz duradoura”.

O tráfego aéreo foi retomado "progressivamente" hoje de manhã no aeroporto de Munique, sul da Alemanha, após atrasos causados por novas observações de drones confirmadas pela polícia local, informou o segundo maior aeroporto da Alemanha.

A temporada dos prémios Nobel arranca na segunda-feira com o anúncio do vencedor da categoria de Medicina, mas, na edição deste ano, é o galardão da Paz que concentra as atenções por causa do Presidente norte-americano, Donald Trump.

O ex-comandante do exército dos EUA na Europa Ben Hodges defende que os líderes europeus têm de "dizer basta" à guerra na Ucrânia, alertando que a Rússia vai explorar a "falta de atenção" dos Estados Unidos da América (EUA).