
Novo sistema de acesso a cirurgias deve entrar em funcionamento em novembro



O novo Sistema Nacional de Acesso a Consultas e Cirurgias (SINACC) tem previsto o seu início de funcionamento para o final de novembro.
A informação foi adiantada pela médica Joana Mourão, que coordena o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da nova plataforma.
O SINACC foi concebido para substituir o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), implementado em 2004. Uma das principais alterações introduzidas pelo novo sistema é a capacidade de os doentes poderem acompanhar ativamente a sua posição na lista de espera onde estão inseridos. Esta funcionalidade representa um avanço significativo em termos de transparência e acesso à informação por parte dos utentes, permitindo-lhes ter uma melhor noção do seu percurso no sistema de saúde. Antes da sua implementação a nível nacional, o SINACC está a ser submetido a uma fase de testes em instituições de saúde selecionadas. As unidades que participam neste projeto-piloto são as Unidades Locais de Saúde (ULS) de Coimbra e do Alto Ave, e o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. Embora uma das notícias publicadas aponte para um prazo de um ano para o sistema estar em funcionamento, a informação mais recente, prestada pela coordenadora do projeto, confirma o final de novembro como a data prevista para o arranque.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Chuva forte coloca grupos Ocidental e Central dos Açores a 'amarelo'
As ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores vão estar sob aviso amarelo entre terça e quinta-feira devido às previsões de chuva "por vezes forte", informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ligação ferroviária entre Cascais e São Pedro do Estoril interrompida nos próximos fins-de-semana
Nos fins-de-semana de 20-21 e 27-28 de setembro, a ligação ferroviária entre Cascais e São Pedro do Estoril vai estar interrompida. CP disponibiliza autocarros de substituição para estes dias. Devido à “execução de trabalhos de reforço da segurança e eficiência da estrutura ferroviária no pontão de São Pedro do Estoril“, é necessário “proceder à interdição […]

Derrocada leva autoridades açorianas a desaconselhar circulação no acesso à Ferraria
Derrocada aconteceu na tarde desta segunda-feira, no acesso à zona balnear da Ferraria, no município de Ponta Delgada. Não há registo de feridos.

Ordem dos Médicos do Centro pede “reforma profunda” do SNS
Manuel Teixeira Veríssimo explicou que o Serviço Nacional de Saúde precisa de uma visão de médio/longo prazo. Esse trabalho, de...