
Novo terminal norte do porto de Leixões terá limite de altura de cinco contentores



O futuro terminal norte do porto de Leixões terá uma altura máxima de cinco contentores, idêntica à praticada no terminal atual. Segundo a APDL, a sua localização será no anteporto, mais próxima do mar e deliberadamente afastada do centro histórico de Leça da Palmeira, com o objetivo de reduzir o impacto visual e sonoro sobre a malha urbana e salvaguardar a qualidade de vida da população. A APDL garante ainda que o edificado portuário existente, como o núcleo da antiga Sanidade, o UPTEC MAR e a Alfândega de Leixões, será mantido intacto.
A construção do novo terminal implicará a relocalização da marina para junto do terminal de cruzeiros.
A APDL assegura que valoriza a náutica de recreio e pretende criar uma oferta mais adequada e com maior capacidade, uma vez que a atual é insuficiente para a procura.
Numa fase inicial, será ativada a doca existente junto ao Terminal de Cruzeiros, e estão em curso estudos para disponibilizar mais lugares de atracação. A administração portuária está também a analisar, em conjunto com os quatro clubes de vela existentes, soluções para melhorar as condições para a prática da vela desportiva.
Este projeto insere-se na estratégia nacional “Portos 5+” e no Plano Estratégico do Porto de Leixões, que será apresentado publicamente dentro de aproximadamente três meses.
O investimento total previsto para o porto nos próximos 10 anos, até 2035, ascende a 931 milhões de euros. Deste montante, 712 milhões de euros serão provenientes de empresas privadas, enquanto os restantes 219 milhões de euros terão origem na autoridade portuária ou em fundos comunitários.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Bolsa em Wall Street negoceia a subir no início da sessão
A bolsa nova-iorquina estava hoje a subir no início da sessão com destaque para o índice tecnológico Nasdaq, um dia após o preço do ouro atingir máximos históricos.

Mota-Engil assina até ao fim do ano contrato para túnel no Brasil
Na nota, publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa confirmou que "no passado dia 05 de setembro [sexta-feira], através da sua subsidiária Mota-Engil Latam Portugal, S.A., venceu o leilão para atribuição da concessão do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo no Brasil".

Banco de Fomento vai integrar Agência de Crédito à Exportação
Portugal terá assim uma Agência de Crédito à Exportação (ECA), de controlo nacional, cuja integração pelo Banco de Fomento está prevista para janeiro de 2026.

Décima edição da Agroglobal inaugurada em Santarém pelo ministro da Agricultura
A Agroglobal reúne até dia 11 de Setembro mais de 280 empresas e entidades do sector agrícola, com demonstrações e debates no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, e campos experimentais na Quinta da Alorna.