Alterações Climáticas e Previsões Meteorológicas



A previsão meteorológica para Portugal indica uma mudança significativa no estado do tempo para os próximos dias, marcando a transição para um "outono normal".
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o climatologista Mário Marques, espera-se uma descida acentuada das temperaturas, que poderá atingir "seis a sete graus num só dia".
Esta sexta-feira ainda se caracteriza por nuvens dispersas, sol e temperaturas máximas a rondar os 27-28ºC, especialmente no interior do Minho. No entanto, o fim de semana trará uma alteração, com sábado a apresentar mais nuvens, névoa e menos sol, culminando com a chegada da chuva no domingo, que se estenderá pela semana seguinte, particularmente no norte do país.
Em contraste com esta descida de temperatura localizada e sazonal, um estudo recente revela uma tendência climática global alarmante.
A investigação prevê que, até ao final do século, o mundo enfrentará mais dois meses por ano com temperaturas consideradas perigosamente elevadas.
Este fenómeno, impulsionado pelas alterações climáticas, não afetará todas as nações de igual forma. O estudo sublinha que os Estados mais pobres serão os mais afetados por este aumento de calor extremo, apesar de serem os menores emissores de gases com efeito de estufa (GEE). Os cientistas alertam para as graves consequências desta tendência, afirmando que as alterações climáticas provocarão "dor e sofrimento" e que "o calor mata pessoas", destacando a urgência de abordar a crise climática global.
O estudo calculou os dias anormalmente quentes registados em 2015 e projetou o seu aumento futuro com base em diferentes cenários.
Artigos
12Atualidade
Ver mais
A gripe das aves voltou a ser detetada numa ave selvagem em Portimão, subindo para 29 o número de focos confirmados este ano

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Ferragudo resgataram na tarde desta quinta-feira, 23 de outubro, uma mulher que alegadamente

Este fenómeno ocorreu 21 dias mais tarde do que a média histórica, registada desde 1894, mas 15 dias mais cedo do que no ano passado,

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, localizou, identificou e deteve, fora de flagrante





