Furacão Melissa Deixa Rasto de Destruição na Jamaica com Pelo Menos 28 Mortos



O governo da Jamaica confirmou que o número de mortos devido à passagem do furacão Melissa subiu para 28.
Este valor representa um aumento significativo em relação ao balanço anterior de 19 vítimas mortais e, segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, poderá ainda não ser o final, uma vez que estão a ser verificados "outros relatos de possíveis mortes".
O furacão, que atingiu a costa da ilha na terça-feira como uma tempestade de categoria 5, causou danos descritos como catastróficos e devastadores.
A parte oeste da ilha foi a mais afetada, com particular incidência nos distritos de Saint Elizabeth, Westmoreland e Saint James.
As infraestruturas críticas, como hospitais, e muitas habitações sofreram danos severos, levando as autoridades a planear a instalação de hospitais de campanha nas zonas mais atingidas. As operações de resposta à catástrofe estão a ser coordenadas por várias entidades, incluindo o Gabinete de Preparação para Desastres e Gestão de Emergências, a Polícia, a Força de Defesa da Jamaica e o Ministério da Saúde. As equipas de emergência estão no terreno a realizar o processo de recuperação e verificação dos corpos à medida que conseguem aceder às áreas afetadas.
O impacto do temporal estendeu-se para além da Jamaica.
O balanço total de mortos na região já ultrapassa os 50, sendo que a maior parte das vítimas se regista no Haiti, onde foram confirmadas 30 mortes e 18 pessoas continuam desaparecidas.
Perante a devastação na Jamaica, as Nações Unidas (ONU) anunciaram a disponibilização de 3,5 milhões de euros para ajudar a população afetada.
Artigos
5Mundo
Ver mais
Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais está a emocionar o mundo. Nas imagens, uma mãe surge abraçada aos dois filhos, em lágrimas, pedindo ajuda e o fim do sofrimento que assola o seu povo. Visivelmente destroçada, o seu desespero tornou-se o retrato humano de uma tragédia que há meses se intensifica no […] O conteúdo O DESESPERO DE UMA MÃE REVELA A DOR NO SUDÃO aparece primeiro em 24Horas.

O Governo espanhol anunciou hoje uma contribuição adicional de 45 milhões de euros para o combate às alterações climáticas e reiterou a disponibilidade de Espanha para avançar nesse caminho e enfrentar o risco que representam os negacionistas.

Bruno Cardoso Reis considera que com o presidente americano "a única certeza é a incerteza". Destaca ainda que as Nações Unidas podiam ter dado mais visibilidade ao conflito Ucrânia - Rússia.

As autoridades da Rússia e da Ucrânia acordaram hoje um novo "cessar-fogo localizado" em torno da central nuclear de Zaporíjia para se procederem a reparações para evitar um eventual acidente nuclear, indicou hoje a AIEA.






