menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Nova Vaga de Raptos Escolares Abala a Nigéria e Desafia a Segurança Nacional

Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, marcando o segundo sequestro em massa de estudantes no país em menos de uma semana e intensificando a crise de segurança nacional.
News ImageNews ImageNews Image

As autoridades nigerianas confirmaram o rapto de um número ainda por determinar de estudantes da Escola St. Mary's, na Área de Governo Local de Agwara, no estado do Níger. O ataque, perpetrado por volta das 02:00 da manhã, levou ao envio imediato de unidades táticas da polícia, militares e outras agências de segurança para a região, que estão a realizar buscas na floresta na tentativa de resgatar as vítimas.

O secretário de governo do estado, Abubakar Usman, expressou a "profunda tristeza" do governo perante a notícia. Este incidente é o segundo do género a ocorrer no país no espaço de uma semana. Poucos dias antes, na noite de domingo, 25 estudantes de um colégio interno feminino em Maga, no noroeste, foram sequestradas por homens armados, tendo uma das alunas conseguido escapar. A identidade dos responsáveis por estes ataques permanece desconhecida, não sendo claro se se trata de grupos extremistas ou de gangues criminosos, localmente designados por "bandidos". Estes raptos inserem-se num contexto de grave insegurança que afeta a Nigéria.

Há anos que gangues criminosos aterrorizam o noroeste e o centro do país, atacando comunidades, saqueando e incendiando casas, e raptando residentes para exigir resgates.

Paralelamente, a nação mais populosa de África enfrenta há mais de 16 anos uma insurgência extremista no norte, que, segundo as Nações Unidas, já causou 40 mil mortos e mais de dois milhões de deslocados. Em resposta à escalada da violência, que incluiu também um recente ataque a uma igreja, o Presidente nigeriano, Bola Tinubu, adiou as suas viagens internacionais e colocou as forças de segurança em alerta máximo.

Artigos

8
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones