
Para Além dos Cinco Biliões: A Ascensão da Nvidia e os Pilares da Revolução da IA



Impulsionada pela crescente procura por tecnologia de inteligência artificial (IA), a Nvidia alcançou um valor de mercado inédito de cinco biliões de dólares. Este feito histórico ocorre apenas três meses depois de a gigante tecnológica ter superado a marca dos quatro biliões, distanciando-se de concorrentes como a Apple e a Microsoft, cujas avaliações se situam em patamares inferiores.
A escalada das ações, que subiram para valores acima dos 208 dólares, reflete o otimismo do mercado, alimentado por anúncios estratégicos do CEO, Jensen Huang.
O crescimento exponencial da empresa, cujas ações valorizaram mais de 1.000% desde 2022, é atribuído à procura voraz pelos seus processadores gráficos (GPU), essenciais para o desenvolvimento de sistemas de IA. Recentemente, Huang revelou novas encomendas de chips no valor de 500 mil milhões de dólares, reforçando a posição dominante da Nvidia, que detém mais de 90% da quota de mercado. A empresa anunciou também a construção de sete novos supercomputadores para o Departamento de Energia dos EUA, destinados à investigação nuclear e energética. Para além do fornecimento de hardware, a Nvidia tem expandido a sua influência através de parcerias e investimentos estratégicos. Entre os mais recentes destacam-se um investimento de mil milhões de dólares na Nokia para desenvolver tecnologia 6G, uma parceria com a Uber para o desenvolvimento de robotáxis e um investimento de 100 mil milhões de dólares na OpenAI. Em Portugal, a tecnologia da Nvidia será central no centro de dados de Sines, que receberá os seus chips Blackwell de nova geração para um projeto da Microsoft. Apesar do otimismo generalizado, com mais de 90% dos analistas a recomendarem a compra das suas ações, surgem alertas sobre uma potencial bolha especulativa em torno da IA. Instituições como o Banco de Inglaterra e o Fundo Monetário Internacional expressaram preocupações sobre os preços inflacionados das ações tecnológicas.
Alguns analistas advertem que, com expectativas tão elevadas, as margens de lucro e a quota de mercado da Nvidia poderão enfrentar uma correção futura.
Artigos
23






















Ciência e Tecnologia
Ver mais
As vendas das consolas Xbox continuam em queda livre. Sendo no fundo algo que já não surpreende absolutamente ninguém. Afinal de contas, segundo o mais recente relatório financeiro da Microsoft, as receitas com hardware caíram quase um terço no último trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, a empresa parece […]

A nave, com pouco menos de 30 metros, é construída para, no seu limite, atingir os 1.490 km/h e altitude máxima de 16.764 metros

O troço tem 1,5 quilómetros e consegue carregar um camião elétrico de 40 toneladas. A durabilidade da estrada é equivalente a uma estrada tradicional e já há vários projetos semelhantes noutros países. França inaugurou o primeiro troço de autoestrada pública do mundo capaz de carregar veículos elétricos sem fios enquanto conduzem, marcando um marco no esforço para descarbonizar os transportes. O troço piloto de 1,5 quilómetros na autoestrada A10, a cerca de 40 quilómetros de Paris, faz parte do projeto “Charge as you drive” (Carregue enquanto conduz), que utiliza indução dinâmica sem fios para transferir energia da estrada para os

A Toyota apresentou o Corolla Concept no Salão de Mobilidade de Tóquio, no Japão, antecipando, assim, a 13.ª geração do automóvel mais vendido de sempre. Confirmando-se todos os rumores, na gama, além de mecânicas de combustão, motorizações elétricas e... The post Toyota Corolla novo à vista first appeared on AutoSport.
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal Correio da Manhã
Correio da Manhã Maisfutebol
Maisfutebol Observador
Observador RTP Notícias
RTP Notícias SIC
SIC TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt



