menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Nvidia adquire ativos da startup de IA Groq por 20 mil milhões de dólares

A gigante tecnológica Nvidia realizou a sua maior aquisição de sempre ao fechar um acordo para obter os ativos da startup de semicondutores Groq, num negócio avaliado em 20 mil milhões de dólares.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Nvidia, empresa líder em semicondutores, anunciou a aquisição dos ativos da startup de inteligência artificial (IA) Groq por 20 mil milhões de dólares (cerca de 17 mil milhões de euros), naquela que é a maior transação da sua história. A informação sobre o valor do negócio foi avançada por Alex Davis, presidente executivo da Disruptive, um dos principais investidores da Groq. A aquisição anterior de maior valor da Nvidia tinha sido a da empresa israelita Mellanox, em 2019, por 6,9 mil milhões de dólares. Oficialmente, a Groq comunicou que se trata de um "acordo de licenciamento não exclusivo" para a sua tecnologia de inferência, sem divulgar o valor. Como parte do acordo, o fundador e CEO da Groq, Jonathan Ross, o presidente Sunny Madra, e outros membros da equipa de topo irão juntar-se à Nvidia para desenvolver a tecnologia licenciada.

No entanto, a Groq continuará a operar como uma empresa independente, com o seu antigo diretor financeiro, Simon Edwards, a assumir o cargo de presidente executivo.

O negócio de armazenamento na nuvem da startup, GroqCloud, não foi incluído na transação e continuará a funcionar de forma autónoma. O presidente executivo da Nvidia, Jensen Huang, indicou que planeia integrar os processadores de baixa latência da Groq na sua própria plataforma de IA. O objetivo é ampliar a capacidade de servir uma gama mais vasta de cargas de trabalho de inferência de IA e em tempo real. A Groq, fundada por ex-engenheiros do Google, é especializada em 'chips' personalizados para executar modelos de IA, um processo conhecido como "inferência", que é crucial para aumentar a velocidade de resposta de aplicações como os 'chatbots'. Recentemente, a Groq estava avaliada em quase sete mil milhões de dólares e conta com investidores como a BlackRock, Samsung e Neuberger Berman.

Segundo o The New York Times, este tipo de operação, que combina licenciamento de tecnologia com a contratação de funcionários-chave, é por vezes utilizado por grandes empresas para adquirir os principais ativos de uma startup, evitando o escrutínio regulatório que uma aquisição completa poderia implicar.

Artigos

9
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones