
Parceria Estratégica entre Nvidia e Intel



Num acordo histórico, a Nvidia vai investir cinco mil milhões de dólares (aproximadamente 4,2 mil milhões de euros) na compra de ações da Intel, passando a deter uma participação entre 4% e 5% da empresa. O anúncio teve um impacto imediato no mercado, levando as ações da Intel a disparar cerca de 28% em pré-mercado, enquanto as da Nvidia subiram 2,9%. Este acordo, que ainda necessita de aprovação regulatória, é visto como um apoio crucial para a Intel, que tem enfrentado dificuldades em manter a rentabilidade e em competir tecnologicamente com as suas rivais.
O investimento da Nvidia surge na sequência de outros apoios significativos recebidos pela Intel, incluindo um investimento do governo dos EUA, que adquiriu uma participação de 10%, e da empresa japonesa Softbank. Estes movimentos financeiros visam fortalecer a Intel, cujo negócio de fabrico de chips tem lutado com a produção e cujos CPUs têm tido dificuldade em igualar o desempenho da concorrência.
A parceria entre as duas empresas vai além do investimento financeiro, prevendo o desenvolvimento conjunto de novos produtos para computadores pessoais e centros de dados. O plano inclui a criação de novos designs de System-on-Chip (SoC) que combinarão núcleos de CPU da Intel com chiplets de GPU da Nvidia. Estes "SoC x86 RTX" serão orientados para uma vasta gama de dispositivos, com um foco particular em equipamentos leves para jogos, como portáteis e tablets.
Os líderes de ambas as empresas destacaram a importância da colaboração. Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que a parceria une a arquitetura CUDA da sua empresa com o ecossistema x86 da Intel para impulsionar a "próxima era da computação". Por sua vez, o novo CEO da Intel, Lip-Bu Tan, sublinhou que a sua estratégia passa por focar a unidade de fabrico na produção para terceiros, sendo a Nvidia, agora, um cliente de grande importância.
Artigos
12











Ciência e Tecnologia
Ver mais
Nvidia vai investir até 100 mil milhões de dólares na OpenAI
Este investimento multimilionário será dedicado à construção de centros de dados para treinar modelos de Inteligência Artificial. A OpenAI também adiantou que este investimento fará da Nvidia uma “parceira preferencial”.

PS5 Slim ou PS5 Pro por mais 200 euros: qual faz mais sentido?
Agora que a Black Friday se aproxima, e já se começa a pensar no Natal, várias questões se levantam. Queres entrar no ecossistema PlayStation em 2025? Estás entre uma PS5 Slim ou uma PS5 Pro? Sejam elas novas ou usadas? (Já se encontram preços muito interessantes no OLX, Wallapop e Vinted!) Tens uma TV a […]

Honda vai lançar o UNI-ONE, um dispositivo de mobilidade pessoal mãos-livres
A Honda anunciou que lançar o dispositivo de mobilidade pessoal mãos-livres UNI-ONE, com as vendas a arrancarem esta semana, no Japão, para clientes corporativos. O UNI-ONE é um dispositivo de mobilidade pessoal que não exige o uso das mãos e pode ser controlado apenas pela movimentação do corpo, permitindo que o utilizador se mova em todas […] O conteúdo Honda vai lançar o UNI-ONE, um dispositivo de mobilidade pessoal mãos-livres aparece primeiro em AutoGear.

Oracle liderará supervisão da rede social TikTok nos EUA
A empresa norte-americana de tecnologia Oracle vai liderar a supervisão do algoritmo e da segurança da rede social TikTok nos Estados Unidos (EUA), noticiou na segunda-feira a Associated Press.