menulogo
Notícias Agora
user
Close

Colaboração entre Nvidia e Japão no supercomputador FugakuNEXT

A tecnológica norte-americana Nvidia vai colaborar com o Japão no desenvolvimento do FugakuNEXT, um supercomputador que promete revolucionar a computação de alto desempenho e a inteligência artificial a partir de 2030.
News ImageNews ImageNews Image

A empresa tecnológica norte-americana Nvidia vai participar no desenvolvimento do novo supercomputador japonês, com o nome de código FugakuNEXT.

O projeto, copatrocinado pelo centro de investigação estatal japonês Riken, tem como objetivo que a máquina esteja operacional em 2030.

A colaboração junta a Nvidia à empresa japonesa Fujitsu, que já trabalha com o Riken.

As responsabilidades no projeto estão divididas: a Nvidia ficará encarregue do design da unidade de processamento gráfico (GPU), focada em atingir velocidades de computação mais rápidas para a inteligência artificial (IA). Por sua vez, a Fujitsu irá liderar o design básico do sistema, os nós de computação e as unidades centrais de processamento (CPU). Segundo a equipa de investigação, este será o primeiro sistema japonês a utilizar uma GPU na secção de aceleração, esperando-se que ofereça capacidades de ponta em computação e IA.

O FugakuNEXT deverá representar um salto significativo em performance, sendo projetado para ser cinco a dez vezes mais potente que o seu antecessor, o Fugaku.

Prevê-se que acelere a velocidade das aplicações "até 100 vezes" e seja capaz de realizar um sextilhão de cálculos por segundo, um poder de processamento crucial para o desenvolvimento de aplicações de IA. As aplicações práticas deste supercomputador abrangerão diversas áreas, incluindo o desenvolvimento de medicamentos, o design automóvel e a procura de soluções para as alterações climáticas. De acordo com o instituto Riken, os resultados e as descobertas obtidas com o FugakuNEXT serão partilhados a nível global.

Artigos

4

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela

Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Source LogoMais Ribatejo
categoryVer categoria completa