
Preço do cabaz alimentar desce ligeiramente apesar do aumento de 16% no carapau



O preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais, monitorizado pela DECO PROteste, registou uma ligeira descida na semana de 10 a 17 de setembro de 2025, passando a custar 240,38 euros. Esta redução, de acordo com os artigos, foi de 26 a 27 cêntimos em comparação com a semana anterior, retomando uma tendência de descida de preços.
Apesar da diminuição no custo total do cabaz, alguns produtos específicos sofreram aumentos acentuados.
O carapau foi o alimento cujo preço mais subiu na última semana, com um aumento de 16%, o que representa mais 63 cêntimos por quilo, fixando o seu preço em 4,46 euros.
De uma forma geral, o peixe e a carne continuam a ser produtos que pesam no orçamento das famílias portuguesas.
Analisando o período desde o início do ano até 17 de setembro de 2025, os brócolos mantêm-se como o produto com a maior subida acumulada, tendo aumentado 43%, o que corresponde a mais 1,23 euros. A lista de compras monitorizada pela DECO é composta por 63 produtos de categorias como carne, peixe, laticínios, frutas, legumes e mercearia.
Os artigos contextualizam a variação dos preços com as pressões sobre o setor agroalimentar.
A invasão da Ucrânia pela Rússia, a par das consequências da pandemia e da seca, limitou a oferta de matérias-primas e aumentou os custos de produção, nomeadamente da energia e dos fertilizantes.
Este cenário refletiu-se nos preços ao consumidor de diversos produtos ao longo do ano.
Artigos
6





Economia
Ver mais
Moçambique arrecadou quase 200 milhões com venda de gás desde 2022
Moçambique já arrecadou 235 milhões de dólares (199,2 milhões de euros) em receitas com 137 carregamentos de gás para o estrangeiro desde 2022, anunciou o Governo, destacando o papel do país no fornecimento de energia limpa.

Apoios às famílias e empresas após incêndios: Seg. Social diz como pedir
Por causa dos incêndios rurais ocorridos em Portugal, entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025, foi acionado um conjunto de medidas excecionais de apoio e mitigação do impacto, para beneficiar as famílias e empresas afetadas. Segurança Social explica como funcionam e como pedir.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

Há novos preços dos combustíveis esta semana: Veja o que aconteceu
A gasolina simples 95 passou de 1,700 euros por litro para 1,716 euros por litro entre sexta-feira e domingo, o que significa mais 1,6 cêntimos. Já o gasóleo simples aumentou de 1,555 euros por litro para 1,568 euros por litro no mesmo período, mais 1,3 cêntimos.