
Vencedores da 19.ª edição do MOTELX



O filme "O compositor", realizado por Afonso Lucas e Rodrigo Motty, foi o grande vencedor do Prémio MOTELX para Melhor Curta de Terror Portuguesa, no valor de cinco mil euros.
O júri salientou a "história forte e envolvente" e a "realização ousada e ritmada" da obra.
Na mesma competição, foi ainda atribuída uma Menção Honrosa a "Anexado", de Jonas Costa.
Na competição europeia, os prémios Méliès d'argent distinguiram a curta-metragem "Amarelo Banana", do realizador português Alexandre Sousa, e a longa-metragem "Her Will be done", uma coprodução franco-polaca da cineasta Julia Kowalski.
O júri elogiou a longa-metragem pela sua "ousadia narrativa, pela atmosfera inquietante e pela intensidade emocional e psicológica que invoca".
Foram ainda atribuídos outros prémios: o Prémio do Público foi para o filme britânico "Dragonfly", de Paul Andrew Williams, e o de Melhor Guião de Terror Português para António Xavier Rodrigues com "Quem Mata no Camarido?
(Seis Betos e Meia)".
A animação "The Legend of the Hummingbird", de Morgan Devos, venceu o Prémio Lobo Mau, destinado ao público mais jovem, tendo sido atribuída uma Menção Honrosa a "Nube".
O Prémio Betclic Monster Odds MOTELX foi atribuído ao guião "O Clube de Tricô das Quartas", de Maurício Valentino Borges, que receberá apoio financeiro e para a produção da curta-metragem.
A cerimónia de encerramento da 19.ª edição decorreu no Cinema S. Jorge, em Lisboa.
O festival, que começou a 9 de setembro, teve como convidada de honra a produtora Gale Anne Hurd, distinguida com o novo Prémio Noémia Delgado para Mulheres Notáveis no Terror. A 20.ª edição do MOTELX está agendada para decorrer entre 8 e 14 de setembro de 2026.
Artigos
7






Cultura e Entretenimento
Ver mais
"Se pudesse trabalhar só em Portugal sempre, assinaria agora"
Bruno Cabrerizo esteve à conversa com o Notícias ao Minuto sobre o seu novo projeto na TVI, 'Terra Forte', que vai estrear em breve. O ator enfatizou ainda o quão é "feliz aqui em Portugal", embora distante dos filhos, que vivem em Itália, país cujo mercado se fechou após 10 anos a trabalhar fora.

Novo anúncio do El Corte Inglés é filmado em Lisboa
Com direção criativa de César Brandariz, María Coronado, Javier Gómez Blanzaco, Inma Ruiz, Pablo García e Julio Cesar Ortega, a campanha é protagonizada por Alessandra Ambrosio (na foto, à esq.), Jon Kortajarena (ao centro) e Candice Swanepoel (à dir.) [Leia mais]

“O teatro é o país da igualdade, não interessa se és protagonista. Se errar o texto destrói-se o espetáculo”
Mais um episódio especial de ‘Irresistível’, e novamente com um nome grande da representação e das artes do espetáculo do Brasil.

Homenagem ao maior fã de novelas do 'Terra Nossa': "Sei quem matou Jorge Tadeu e como o Roque Santeiro desapareceu"
Assista à despedida de César Mourão da Ilha do Pico