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O mercado automóvel assistirá em breve a dois lançamentos significativos que representam diferentes visões para o futuro da mobilidade. A Skoda planeia expandir a sua gama de veículos elétricos com o Epiq, um SUV que promete ser o modelo elétrico mais acessível da marca checa, com um preço base a rondar os 25.000 euros. Com chegada ao mercado prevista para 2026, a sua revelação oficial poderá ocorrer já em setembro, no Salão de Munique. O Epiq, com 4,1 metros de comprimento, utilizará a plataforma MEB Entry, a mesma dos seus congéneres do Grupo Volkswagen, como o ID.2. A marca garante um espaço interior otimizado, com uma bagageira de 490 litros, e uma autonomia superior a 400 km (WLTP) na versão com bateria de maior capacidade. O design seguirá a linguagem "Modern Solid", já vista no Elroq, e o interior manterá comandos físicos, além de oferecer a opção de chave móvel digital.
Em contraste com a tendência de eletrificação total, a fabricante chinesa Great Wall Motor (GWM) está a desenvolver um supercarro equipado com um motor V8 a gasolina, parcialmente eletrificado. Este motor de 4.0 litros, desenvolvido internamente, será capaz de atingir 8000 rpm e fará parte de um sistema híbrido plug-in. O veículo, conhecido pelo nome de código "BG", será oficialmente apresentado no Salão de Xangai e poderá ser comercializado sob uma nova submarca de luxo, "Zixin Qiche".
Este supercarro chinês posiciona-se como um concorrente não só para modelos europeus da Ferrari e Lamborghini, mas também para o elétrico Yangwang U9 da BYD. No entanto, a GWM pretende seguir uma estratégia de preço mais agressiva, com um valor estimado pouco acima de 1 milhão de yuans (cerca de 140.000 euros), consideravelmente inferior ao do seu rival da BYD. Este lançamento sinaliza que, mesmo no epicentro da eletrificação automóvel, os motores de combustão de alto desempenho continuam a ter espaço para inovação.
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