menulogo
Notícias Agora
user
Close

Mercado da Habitação: Preços em alta e incerteza no crédito

O mercado imobiliário em Portugal continua a aquecer, com os preços da habitação a atingirem novos recordes no segundo trimestre, ao mesmo tempo que se avizinham desafios para quem tem crédito à habitação devido à evolução das taxas Euribor.
News ImageNews ImageNews Image

O setor da habitação em Portugal registou um desempenho notável entre abril e junho, com os preços a atingirem um novo recorde.

Durante este período, o número de habitações vendidas aumentou 15,5% em comparação com o mesmo trimestre de 2024.

O valor total destas transações ultrapassou, pela segunda vez na história, a marca dos 10 mil milhões de euros num único trimestre, um indicador da forte dinâmica do mercado.

Este crescimento foi impulsionado por um aumento acentuado da procura por parte de cidadãos com domicílio fiscal no país.

Em contraste com o aquecimento do mercado de compra e venda, o cenário para o crédito à habitação apresenta sinais de incerteza para os próximos meses e para o ano de 2026. As taxas Euribor, que servem de indexante para a maioria dos créditos à habitação em Portugal, pararam a sua trajetória de descida. As previsões atuais dos mercados financeiros apontam para a possibilidade de um novo agravamento já no início de 2026, afastando a perspetiva de um regresso aos valores muito baixos observados no passado. Esta expectável evolução das taxas de juro tem implicações diretas para as famílias com empréstimos de taxa variável. Os detentores de crédito indexado à Euribor devem preparar-se para possíveis oscilações no valor da sua prestação mensal, que poderá aumentar caso as previsões de subida se concretizem.

Neste contexto, são discutidas estratégias que os consumidores podem adotar para tentar reduzir o encargo mensal com a casa.

Artigos

5

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa