menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Aliança Estratégica em IA: Microsoft Impulsiona Emirados Árabes Unidos com Investimento Multibilionário

A Microsoft anunciou um investimento total de 13,2 mil milhões de euros nos Emirados Árabes Unidos, solidificando uma parceria estratégica que visa transformar o país num polo global de inteligência artificial, através do desenvolvimento de infraestruturas de nuvem e da exportação de tecnologia americana avançada.
News ImageNews ImageNews Image

A gigante tecnológica americana, Microsoft, aprofundou a sua aposta nos Emirados Árabes Unidos (EAU) com um plano de investimento que ascende a um total de 15,2 mil milhões de dólares (cerca de 13,2 mil milhões de euros). Segundo o presidente da empresa, Brad Smith, este montante inclui 7,3 mil milhões de dólares já investidos desde 2023. O plano prevê um investimento adicional de mais de 7,9 mil milhões de dólares (aproximadamente 6,8 mil milhões de euros) entre o início de 2026 e o final de 2029, destinado a desenvolver a infraestrutura de inteligência artificial (IA) e de nuvem no país. Parte deste compromisso financeiro engloba um investimento de 1,5 mil milhões de dólares na G42, uma empresa de IA dirigida por Tahnoon bin Zayed, conselheiro de segurança dos EAU. Este investimento insere-se na estratégia dos EAU de diversificação económica, que tem na IA um dos seus pilares fundamentais, com a ambição de se tornar um líder mundial no setor até 2031. A iniciativa é apoiada pelos governos dos EUA e dos EAU, que em maio celebraram uma parceria estratégica em IA durante a visita do Presidente Donald Trump a Abu Dhabi.

A colaboração ocorre num contexto de restrições impostas pelos EUA à exportação de certos 'chips' de IA para a China, regras às quais os EAU também estão sujeitos para evitar que o país seja usado para contornar as sanções. Um elemento central do acordo é a obtenção, por parte da Microsoft, de licenças de exportação para enviar 'chips' avançados da Nvidia para os EAU. Sob a administração de Joe Biden, a empresa já tinha obtido licenças para o equivalente a 21.500 'chips' A100. Mais recentemente, já sob a administração Trump, a Microsoft tornou-se a primeira empresa a receber novas licenças, aprovadas pelo Departamento de Comércio com base em 'salvaguardas tecnológicas atualizadas e rigorosas'. Estas novas licenças permitem o envio de cerca de 60.400 'chips' A100 adicionais, incluindo tecnologias mais avançadas.

Segundo a Microsoft, estas GPUs serão utilizadas para dar acesso a modelos avançados de IA da OpenAI e da Anthropic, fornecendo o hardware necessário para que os EAU se tornem um ator global relevante em inteligência artificial.

Artigos

10

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones