menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Banco Central Europeu deverá manter taxas de juro inalteradas na última reunião do ano

O Banco Central Europeu reúne-se esta quinta-feira para a sua última decisão de política monetária de 2025, com os analistas a anteciparem de forma unânime a manutenção das taxas de juro.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Os investidores e analistas estão focados na última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) de 2025, esperando-se que a instituição mantenha as taxas de juro diretoras inalteradas.

Se a decisão se confirmar, será a quarta reunião consecutiva em que o BCE opta por uma pausa, após o último corte realizado em junho. A perspetiva consensual é que a política monetária se encontra numa “boa posição”, uma visão partilhada por membros do conselho executivo, como Isabel Schnabel, e corroborada por economistas de várias instituições, incluindo ING, AllianzGI e Rabobank.

Apesar da expectativa de manutenção das taxas, a reunião gera interesse devido às novas projeções económicas que serão divulgadas.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, já tinha sinalizado a possibilidade de uma revisão em alta das previsões de crescimento para a Zona Euro.

Os analistas estarão atentos a quaisquer indicações sobre o rumo futuro da política monetária, embora não se espere uma mensagem explícita sobre o fim do ciclo de cortes. As opiniões sobre os próximos passos divergem: alguns analistas acreditam que o próximo movimento será um aumento das taxas, enquanto outros admitem a possibilidade de um corte no primeiro semestre de 2026 ou mesmo um longo período de inatividade até 2027. No mesmo dia, o Banco de Inglaterra (BoE) também decide a sua política monetária.

Ao contrário do BCE, os mercados apontam para uma elevada probabilidade (90%) de um corte de 25 pontos-base, para 3,75%. Esta expectativa é alimentada por dados económicos recentes que mostram um aumento da taxa de desemprego para 5% e uma descida da inflação para 3,6% no Reino Unido.

A agenda económica do dia inclui ainda a divulgação em Portugal das taxas de juro implícitas no crédito à habitação pelo INE e estatísticas do Banco de Portugal, bem como dados do Eurostat sobre energias renováveis.

Artigos

7
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones