menulogo
Notícias Agora
user
Close

Risco máximo de incêndio em 14 concelhos de cinco distritos do país

Portugal continental e o arquipélago da Madeira registam um fim de semana de calor intenso, com temperaturas a fazer lembrar o pico do verão e a elevar o risco de incêndio em várias regiões do país.
News ImageNews ImageNews Image

Apesar de o outono meteorológico já ter começado, um reforço do anticiclone dos Açores trouxe de volta o tempo quente e seco a Portugal no fim de semana de 13 e 14 de setembro de 2025. Esta mudança meteorológica resultou numa subida generalizada das temperaturas, criando condições típicas de verão em pleno mês de setembro.

No sábado, as temperaturas máximas no litoral de Portugal continental situaram-se entre os 25 e 28 °C, com Lisboa a rondar os 25 °C e o Porto os 22 °C. No interior e no sul, o calor foi mais acentuado, com os termómetros a atingirem os 32 ou 33 °C no Alentejo e no Algarve.

Para domingo, a previsão apontava para uma nova subida, com Lisboa a poder chegar aos 27 °C e as regiões da Beira Baixa, Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio a atingirem máximas de 34 °C. As previsões indicam que o calor se poderá intensificar na semana seguinte, com temperaturas a poderem chegar aos 37 °C.

Contudo, as madrugadas no interior norte mantiveram-se frescas, com mínimas a rondar os 10 °C em cidades como Bragança e Guarda.

Também no arquipélago da Madeira, o domingo foi de sol e calor.

As condições de mar na costa ocidental apresentaram ondulação até 2 metros e temperatura da água entre 18 e 19 °C, enquanto no Algarve as ondas não ultrapassaram 1 metro e a água esteve entre 20 e 21 °C.

Como consequência do calor e da baixa humidade, o risco de incêndio aumentou significativamente. No sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 22 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro em risco máximo de incêndio. Adicionalmente, cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve foram classificados com risco muito elevado.

Artigos

14

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa