menulogo
Notícias Agora
user
Close

O verão regressa em força este fim de semana e temperaturas sobem até 35 ºC

Portugal continental prepara-se para uma onda de calor em meados de setembro, que trará de volta temperaturas de verão e um aumento significativo do risco de incêndio em várias regiões do país.
News ImageNews ImageNews Image

Apesar do início do outono meteorológico, Portugal regista um regresso do tempo quente e seco a partir do segundo fim de semana de setembro de 2025. Uma subida generalizada das temperaturas, com aumentos diários previstos entre 1 a 2 graus Celsius, marca o início de uma semana com um ambiente de pleno verão, devendo esta tendência prolongar-se. Esta mudança meteorológica, associada ao reforço de uma crista anticiclónica que transporta uma massa de ar quente do Norte de África, resultará em temperaturas consideravelmente acima da média para a época.

As previsões apontam para máximas que podem atingir os 40 °C no Alentejo, Trás-os-Montes e Alto Douro. Em Lisboa, os termómetros deverão oscilar entre os 30 e os 35 °C, enquanto no litoral, cidades como o Porto poderão ultrapassar os 28 °C.

As noites também serão mais quentes, com as mínimas a manterem-se acima dos 20 °C em algumas zonas. As anomalias térmicas poderão ser entre 3 a 6 °C superiores ao normal em áreas do interior.

Como consequência direta do calor e da baixa humidade, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o nível de alerta para o perigo de incêndio rural.

Foram colocados 14 concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro em risco máximo.

Adicionalmente, cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve encontram-se em risco muito elevado.

Os modelos de previsão indicam que o tempo seco deverá persistir durante a segunda quinzena do mês, embora com um aumento da incerteza para a última semana de setembro.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa