menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Klimt Quebra Recordes: 'Retrato de Elisabeth Lederer' Atinge Valor Histórico em Leilão

Uma obra do pintor austríaco Gustav Klimt estabeleceu um novo marco no mundo da arte, ao ser vendida por um valor recorde que a posiciona como a segunda pintura mais cara de sempre em leilão.
News ImageNews ImageNews Image

O "Retrato de Elisabeth Lederer" (1914-1916), da autoria de Gustav Klimt, foi vendido por 236,4 milhões de dólares (cerca de 204 milhões de euros), tornando-se a segunda obra de arte mais cara alguma vez leiloada e estabelecendo um recorde para obras do século XX. Este valor é apenas superado pelo "Salvator Mundi", atribuído a Leonardo da Vinci, que foi vendido por 450 milhões de dólares em 2017. O leilão, conduzido pela Sotheby's, durou 20 minutos e contou com a participação de seis licitantes que disputaram a obra, cuja estimativa inicial era de 150 milhões de dólares.

A identidade do comprador não foi revelada pela leiloeira.

A pintura retrata a filha do principal mecenas de Klimt, vestida com um traje imperial chinês branco, em frente a uma tapeçaria azul com motivos de inspiração asiática. Segundo a Sotheby's, os retratos de corpo inteiro realizados por Klimt durante o seu período de auge são extremamente raros, uma vez que a maioria se encontra em coleções de grandes museus. O recorde anterior do artista austríaco pertencia à obra "Senhora com leque" (1917-1918), vendida por 85,3 milhões de libras (98,9 milhões de euros) em 2023. No mesmo leilão, foram vendidas outras obras de Klimt que pertenciam à coleção de Leonard A. Lauder, herdeiro do império Estée Lauder.

Entre elas, destacam-se "Prairie en fleur" (c.

1908), por 86 milhões de dólares, e "Encostas florestais em Unterach am Attersee" (1916), por 68,3 milhões de dólares, além de dois estudos vendidos por valores inferiores. Paralelamente, foi anunciado que um autorretrato de Frida Kahlo, intitulado "O Sonho (O Quarto)", será leiloado pela Sotheby's em Nova Iorque e tem potencial para se tornar o quadro mais caro de uma artista mulher, com uma estimativa entre 40 e 60 milhões de dólares. O recorde atual pertence a Georgia O'Keeffe, com uma obra vendida por 44,4 milhões de dólares em 2014.

Artigos

15
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones