Eletrificação da Linha do Douro Interrompe Circulação e Impõe Alternativas Rodoviárias



A circulação de comboios na Linha do Douro está suspensa no troço entre Marco de Canaveses e Peso da Régua desde o dia 3 de novembro de 2025. A interrupção, que se prolongará por cinco meses até abril de 2026, deve-se a uma empreitada de modernização e eletrificação integral deste troço com cerca de 47 quilómetros. O projeto, que representa um investimento de 110,7 milhões de euros, visa dotar a infraestrutura de maior segurança, eficiência e conforto. Atualmente, a eletrificação da linha encontra-se concluída apenas até Marco de Canaveses.
Para mitigar o impacto nos passageiros, a CP – Comboios de Portugal assegurará um serviço de transporte rodoviário alternativo durante todo o período das obras.
Este serviço inclui autocarros diretos entre Caíde e a Régua, bem como autocarros que efetuarão paragem em todas as estações e apeadeiros do troço interrompido.
As localidades afetadas por esta suspensão pertencem aos concelhos de Marco de Canaveses e Baião, no distrito do Porto, e de Mesão Frio e Peso da Régua, no distrito de Vila Real.
As paragens dos autocarros de substituição foram definidas nos locais considerados “mais adequados”, que nem sempre coincidem com a frente das estações ferroviárias.
A CP informa que existem restrições neste transporte alternativo: não será permitido o transporte de bicicletas, trotinetes ou cadeiras de rodas. O transporte de animais de companhia só é autorizado se forem de pequeno porte e acondicionados em contentores apropriados.
A empresa recomenda que os passageiros planeiem as suas viagens com antecedência e se mantenham informados sobre eventuais atualizações.
Artigos
7Atualidade
Ver mais
Três alunos da Universidade do Minho (UMinho) – João Ventura, Ricardo Pinho e Damião Pereira – foram distinguidos pelo Programa Novos Talentos 2025 da Fundação Calouste Gulbenkian, que reconhece “alunos universitários excecionais no país”. Cada premiado recebe uma bolsa até 3.500 euros e integra um programa de estímulo à investigação com tutoria, retiros, ‘workshops’, conferências […]


Homem de 39 anos apanhado na zona de Almada, onde estava desde julho. Fica preso a aguardar extradição.

Homem de 36 anos detido pela PSP de Loures depois de agredir a mulher duas vezes em poucas horas.




