menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Construção do Novo Mercado de Viana Prossegue Entre Vestígios do Século XVI

A descoberta de vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento, durante as escavações para o novo mercado municipal de Viana do Castelo, não irá suspender a empreitada, que prossegue em paralelo com os trabalhos de análise do património.
News ImageNews ImageNews Image

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que a construção do novo mercado municipal não será afetada pela descoberta de vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento.

Os achados ocorreram durante as escavações no local onde se situava o desconstruído prédio Coutinho, em pleno centro histórico da cidade.

Segundo o autarca socialista, a descoberta já era expectável, dado o contexto histórico da localização da obra.

Luís Nobre explicou que o projeto, avaliado em 13,376 milhões de euros, tem várias fases, permitindo que tarefas como a instalação de infraestruturas de saneamento continuem enquanto decorrem os trabalhos arqueológicos. Estes trabalhos estão a ser realizados em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Os vestígios foram encontrados na área do parque de estacionamento que existia nas traseiras do antigo prédio.

O registo dos achados já foi efetuado e está a ser processado digitalmente.

Equipas de arqueologia da autarquia e da CCDRN irão regressar ao terreno para definir a estratégia a seguir, que poderá passar pela proteção e preservação dos vestígios ou apenas pelo seu registo antes de serem novamente cobertos para dar seguimento à empreitada.

A construção do novo mercado, a cargo da empresa Arlo S. A., teve início a 29 de setembro. O projeto contempla não só o edifício do mercado, mas também a reabilitação do espaço envolvente. O objetivo é requalificar o tecido urbano, atrair população e dinamizar a economia do centro histórico, valorizando o património, do qual a vizinha igreja de São Bento, remanescente do convento de freiras beneditinas do século XVI, é um testemunho.

Artigos

9