Modernização na Maternidade de Aveiro Ativa Rede de Apoio Regional do SNS



As obras de modernização do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro, integrado na Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA), têm início esta quarta-feira e uma duração prevista de 10 meses. Com um investimento total de aproximadamente três milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a intervenção visa requalificar as instalações para proporcionar maior conforto e segurança tanto às utentes como aos profissionais de saúde. Segundo a presidente do Conselho de Administração da ULS RA, Margarida França, trata-se de uma "requalificação há muito desejada". A modernização permitirá que a maternidade, que serve como referência para uma região com cerca de 400 mil habitantes, acompanhe as inovações tecnológicas e de conforto, possibilitando uma prestação de cuidados mais personalizada. Uma das melhorias destacadas é a criação de condições para a pernoita do pai aquando do nascimento dos bebés, reforçando a humanização dos cuidados prestados. Durante o período das obras, será implementado um Plano de Contingência para gerir a "redução substancial de camas".
A administração garante que todas as mulheres com patologias ginecológicas e as grávidas terão resposta assegurada através da colaboração em rede com outras instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os Serviços de Ginecologia e Obstetrícia das Unidades Locais de Saúde de Coimbra e de Entre Douro e Vouga servirão de retaguarda, acolhendo as utentes que o Hospital de Aveiro não consiga assistir. Margarida França sublinhou que esta é "a vantagem de ter um SNS que está, cada vez mais, habituado a trabalhar em rede".
A ULS RA apela à compreensão da população e reitera a recomendação para que, em situações de urgência, os utentes contactem previamente a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24, para receberem as orientações necessárias.
Esta articulação visa garantir a continuidade e a qualidade dos cuidados de saúde na região durante a intervenção.
Artigos
6Local
Ver mais
Uma cadela de 15 anos foi atacada de forma violenta por um cão arraçado de Pit Bull, na noite de domingo, dia 2, na zona de Alapraia, Estoril. O ataque aconteceu por volta das 21:30, quando o animal passeava com a sua dona. João Pedro Loureiro, dono da cadela atacada, recorreu ao Facebook para pedir […] O conteúdo CADELA SOFRE ATAQUE BRUTAL EM CASCAIS: DONO DO CÃO AGRESSOR FUGIU aparece primeiro em 24Horas.

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou, na sessão de abertura do Summit Go4Travel 2025, a evolução “extraordinária” e a “crescente qualificação” do destino Açores, adiantou hoje o executivo regional em comunicado. Segundo a governante, citada na nota, a região “vive hoje uma onda positiva e inigualável de desenvolvimento turístico, sustentada […] O conteúdo Berta Cabral destaca evolução do turismo na região aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A cerimónia de entrega dos prémios do Sabores de Almada 2025, aconteceu na passada Quinta-Feira, 6 de Novembro, no Solar O conteúdo Já são conhecidos restaurantes vencedores do “Sabores de Almada” 2025 aparece primeiro em Almada online.

É já durante o mês de novembro que as freguesias de Argoncilhe, Canedo, Vale, Vila Maior e Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, irão receber os técnicos que estão a realizar um estudo pioneiro para avaliar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O projeto, que contará com uma amostra de cerca de 9000 participantes, pretende determinar o impacto da DPOC no nosso país, avaliar a gravidade da doença e identificar quantas pessoas apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento, com a particularidade […] O conteúdo Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica aparece primeiro em Notícias do Centro.




