Iniciativas de Sustentabilidade em Portugal: Do Combate à Pobreza Energética à Transparência Climática no Turismo



O Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE) lançou a edição de 2025 do Prémio ‘LIGAR – Energia para Todos’, que visa reconhecer e apoiar projetos inovadores que mitiguem a pobreza energética em Portugal.
Com um prémio de 20 mil euros para o vencedor, a iniciativa destina-se a entidades sem fins lucrativos e a instituições de ensino e de investigação com atividade comprovada na área. As candidaturas estão abertas até às 18h00 de 28 de novembro, através do site do ONPE, e a cerimónia de entrega decorrerá em Lisboa, a 17 de dezembro. A iniciativa, que poderá ainda atribuir menções honrosas, é promovida pelo ONPE com o apoio da ADENE e financiamento do Fundo Ambiental, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O prémio surge num contexto em que a Estratégia Nacional de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética estabelece metas ambiciosas para 2050, como a erradicação da incapacidade dos agregados familiares em manterem as suas casas adequadamente aquecidas.
Paralelamente, o setor do turismo em Portugal recebe a KlimaLink, uma plataforma desenvolvida pela organização alemã Futouris com o apoio da Associação Alemã de Viagens (DRV). A ferramenta permite calcular as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) associadas a viagens, com o objetivo de “revolucionar a transparência climática no turismo”.
A sua implementação em Portugal está a cargo de Paulo Brehm, especialista em sustentabilidade. A metodologia da KlimaLink baseia-se em normas ISO e em modelos da Atmosfair, cobrindo atualmente voos, alojamento e automóveis de aluguer, com planos para incluir autocarros e comboios.
A versão base da plataforma é gratuita, existindo também uma solução API para integração nos sistemas das empresas.
A KlimaLink já é utilizada por grandes operadores como Amadeus, Dertour e Lufthansa City Center, e o projeto setorial do qual faz parte foi distinguido com o Prémio Alemão de Sustentabilidade 2026.
Artigos
7Economia
Ver mais
Técnica permite erguer um edifício de cinco andares em menos de seis meses.

Miguel Stilwell desembolsou mais de 117 mil euros em 30 mil títulos da elétrica.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou que 75% dos participantes na Assembleia de Empresa da Azores Airlines aprovaram o acordo negociado entre a Direcção do Sindicato e o consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito das negociações em curso para a privatização da companhia aérea. Segundo o comunicado de imprensa, o entendimento alcançado garante […]

Pedro Magalhães, fundador e CEO da Europalco, fornecedor de soluções para eventos e espetáculos no Sul da Europa, foi distinguido com o prémio “Engenho” nos The Eventeers 2025, em cerimónia que decorreu no Reinvent the Event, o principal fórum anual de Portugal para profissionais de reuniões e eventos, no Centro de Congressos do Estoril. [Leia mais]









