menulogo
Notícias Agora
user
Close

Reabertura do habitat dos pinguins no Oceanário de Lisboa

Após dez meses de obras, o Oceanário de Lisboa reabriu a renovada "casa" dos pinguins, agora designada 'Oceano do Sul', prometendo uma experiência mais imersiva para os visitantes e um padrão de bem-estar animal mais elevado.
News ImageNews ImageNews Image

O Oceanário de Lisboa reabriu ao público o seu habitat de pinguins após um período de requalificação que durou dez meses, desde novembro do ano anterior. A renovada instalação, agora batizada de "Oceano do Sul", acolhe o regresso de 29 pinguins-de-magalhães e 12 andorinhas-do-mar-inca a um espaço descrito como mais amplo, natural e imersivo. Esta intervenção, a primeira grande reconstrução de um dos habitats originais do Oceanário desde a sua inauguração para a Expo'98, teve como foco principal elevar o padrão de bem-estar dos animais e enriquecer a experiência do público.

O novo habitat recria as zonas costeiras subantárticas, integrando elementos como rochas, cascatas, gelo, estalactites e uma área de natação com simulação de ondas. Foram também aumentadas as áreas terrestres e aquáticas e o número de ninhos.

Uma das novidades mais significativas é a possibilidade de observar os mergulhos dos pinguins a partir do piso inferior, onde nadam lado a lado com tubarões e outros peixes. O projeto de requalificação foi uma operação de grande envergadura, envolvendo 136 profissionais de 12 nacionalidades e cerca de 50 entidades, sob a liderança do Oceanário de Lisboa. Contou com a participação dos arquitetos Ginette Castro e Michael Oleksak, antigos membros da equipa de Peter Chermayeff, o autor do conceito original do Oceanário.

A cenografia, que recria os ambientes naturais com elevado realismo, ficou a cargo da empresa JDC Faux Rock Creations.

A mudança de nome do habitat para "Oceano do Sul" alinha-se com o reconhecimento oficial deste como a quinta bacia oceânica pela Organização Hidrográfica Internacional (IHO) em 2000.

O Oceanário adota assim a designação que tem vindo a ser utilizada por várias instituições científicas e educativas portuguesas, em detrimento do termo Antártico.

Artigos

16

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa