
Um ano após a morte de Odair Moniz



Passado um ano sobre a morte de Odair Moniz, um cidadão cabo-verdiano de 43 anos, a situação nos bairros periféricos de Lisboa parece ter mudado pouco. Moniz, residente no Bairro do Zambujal, foi mortalmente baleado por um agente da PSP na Cova da Moura a 21 de outubro de 2024. O polícia em causa foi acusado do crime de homicídio pelo Ministério Público e o início do seu julgamento está agendado para o tribunal de Sintra.
Segundo o investigador em estudos urbanos, António Brito Guterres, a atuação policial nas chamadas "zonas urbanas sensíveis" não sofreu alterações significativas desde o incidente.
Esta perceção é corroborada por Edgar Cabral, dirigente da associação de moradores do Bairro do Zambujal, que afirma que a presença policial se intensificou. Cabral descreve um aumento da tensão, referindo que "a polícia chega, coloca as pessoas numa parede e sente-se ali um bocado de raiva da polícia, que não se via antes".
António Brito Guterres lamenta a ausência de "nenhum movimento de política pública relevante" para combater o racismo, que acredita estar associado ao homicídio.
O investigador critica ainda a instrumentalização política das populações mais vulneráveis, incluindo imigrantes e residentes destes territórios, que se tornaram um "bode expiatório para alcançar votos", não só para a extrema-direita.
Guterres denuncia a narrativa que responsabiliza os mais pobres pela pobreza geral, enquanto os mais ricos beneficiam de isenções fiscais.
O único ponto positivo assinalado por Guterres foi o aumento da participação cívica de residentes destes bairros, que se sentiram motivados a tomar uma posição pública após a morte de Odair. Contudo, critica o facto de o protagonismo mediático que lhes foi concedido ter sido efémero e de continuarem excluídos dos processos de decisão política que afetam diretamente os seus territórios.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve este domingo, (12/10) um homem de 28 anos, suspeito da prática de vários crimes de abuso sexual de crianças, visando a filha menor da sua atual companheira. Os alegados abusos, que constituem atos sexuais de relevo, ter-se-ão iniciado no início do corrente ano […]

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Castelo Branco, no período compreendido entre as 09H00 do dia 06 de outubro de 2025 e as 09H00 do dia 13 de outubro de 2025, desenvolveu, nas cidades de Castelo Branco e da Covilhã, a seguinte atividade operacional: Detenção por Tráfico de Estupefacientes Em Castelo Branco, […] O conteúdo A PSP registou 13 acidentes de viação: aparece primeiro em Beira Baixa TV.

O Comando Territorial de Castelo Branco recebeu, no passado dia 8 de outubro, na “Sala Coronel Sande Lemos”, o Tenente-coronel Tiago Pombo, Capitão José Morgado e o Alferes Pedro Simões, que passam a desempenhar funções nesta Unidade. A cerimónia solene contou com a presença do Exmo. Comandante do Comando Territorial de Castelo Branco, Coronel Luís […] O conteúdo Apresentação Oficiais aparece primeiro em oRegiões.

A GNR através do o Núcleo de Investigação Criminal de Alenquer deteve, no dia 8 de outubro, dois homens por tráfico de estupefacientes, em Alenquer. The post Alenquer: GNR deteve dois suspeitos por tráfico de droga first appeared on Voz de Alenquer.