menulogo
Notícias Agora
user
Close

Aguiar-Branco diz que é preciso passar à prática na prevenção dos fogos e faz apelo aos partidos para o OE

O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, apelou ao sentido de responsabilidade e realismo do Governo e dos partidos para a elaboração e aprovação do Orçamento do Estado para 2026.
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, dirigiu um apelo ao Governo e a todos os partidos com assento parlamentar para que demonstrem “sentido de responsabilidade e realismo” durante a elaboração do Orçamento do Estado (OE) para 2026. As declarações foram proferidas em Ponte da Barca, à margem de uma visita a aldeias do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Aguiar-Branco sublinhou a importância de se encontrarem “pontes e as zonas de consenso” para que o documento final sirva o seu propósito principal: “resolver os problemas das pessoas”. O Presidente do parlamento recordou que tanto os programas eleitorais com que os partidos se apresentaram a eleições como o programa do Governo são conhecidos, e é com base nesses documentos, e com um forte “sentido de Estado”, que as negociações devem decorrer.

Na sua perspetiva, o seu papel enquanto Presidente da Assembleia da República inclui a promoção de consensos, dentro dos limites das suas competências.

Aguiar-Branco encara as negociações iniciadas pelo Governo com os restantes partidos como um exercício de “normalidade democrática e saudável”, reforçando que “fazer política é isso, resolver os problemas às pessoas”.

Questionado sobre a possibilidade de o OE2026 não ser aprovado, José Pedro Aguiar-Branco mostrou-se confiante, afirmando não trabalhar “nesse cenário”.

Expressou a certeza de que “o sentido de Estado e o superior interesse nacional” prevalecerão em todas as forças políticas, o que levará à aprovação de um orçamento na Assembleia da República.

Artigos

17
Ver mais▼

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa