
Governo Prioriza Redução da Dívida Pública Face à Fragilidade Económica



Durante o debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, alertou que a dívida pública “continua a ser dos aspetos mais frágeis da economia portuguesa” e que o seu caminho de redução não pode ser interrompido. O governante sublinhou que a estratégia do executivo assenta num “caminho marcado pela transformação mas com a marca de equilíbrio das contas públicas e redução da dívida”. O Governo estabeleceu como meta manter um ritmo de redução da dívida entre três a quatro pontos percentuais por ano.
As previsões inscritas na proposta orçamental apontam para que o rácio da dívida pública desça para 90,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e para 87,8% em 2026. Esta trajetória será acompanhada por excedentes orçamentais, estimados em 0,3% do PIB em 2025 e 0,1% em 2026.
Miranda Sarmento realçou ainda que, excluindo as despesas temporárias, os saldos orçamentais se aproximam de 1% do PIB.
Para além do rigor orçamental, o ministro defendeu que a transformação estrutural da economia portuguesa é crucial e passa pelo aumento da competitividade.
Para tal, é necessário “aumentar o capital humano e reduzir a burocracia que asfixia empresas e cidadãos”.
Com estas medidas, o Governo espera atingir a meta de crescimento económico de 3% no final da legislatura, conforme o programa eleitoral da AD.
As previsões atuais do executivo para o crescimento do PIB são de 2% este ano e 2,3% em 2026.
No plano fiscal, o ministro anunciou que o Governo está a “atuar no sistema fiscal” e que no próximo ano avançará com uma reforma do contencioso tributário e um programa de combate à fraude e evasão fiscal.
A proposta de OE2026 será discutida e votada na generalidade, com a votação final global agendada para 27 de novembro.
Artigos
11










Economia
Ver mais
Em conferência de imprensa à margem da V Convenção DIT Ibérica que decorre em Punta Úmbria, o diretor-geral da DIT Gestión e da DIT Portugal, Lander Arriaga, falou do que tem sido feito desde que assumiu estas funções no nosso país e traçou objetivos para o futuro da DIT Portugal. Lander Arriaga, diretor-geral da DIT...

O governo são-tomense quer melhorar a recolha de dados sobre o turismo para orientar políticas públicas e investimentos para o setor que contribui com cerca de 11% do PIB nacional, anunciou hoje a ministra da tutela.

Grupo Hoti Hoteis estreia-se no imobiliário com projeto em Aveiro

O domínio do português e o nível de qualificação ajudam a explicar o bom desempenho económico e educativo dos lusodescendentes, que sentem agora “orgulho” nas suas raízes portuguesas, revela estudo realizado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Observador
Observador Público
Público Record
Record Renascença
Renascença RTP Notícias
RTP Notícias SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt







