
Governo Trava Aumento de Funcionários Públicos para Otimizar Serviços e Recursos



Durante uma audição parlamentar no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2026, o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou que o contínuo aumento do número de funcionários públicos é um "erro e desperdício do dinheiro dos portugueses". Segundo o ministro, apesar de um acréscimo de 100 mil trabalhadores na Administração Pública, os serviços prestados aos cidadãos não registaram melhorias, pelo que insistir nesta abordagem não trará melhores resultados. Questionado pelo PCP sobre os aumentos salariais para a função pública, num dia marcado pela greve da Frente Comum, Miranda Sarmento esclareceu que os aumentos previstos não são uma nova proposta do Governo.
Em vez disso, resultam de um acordo plurianual para o período de 2025 a 2028, celebrado em novembro do ano anterior com duas das três estruturas sindicais. O ministro sublinhou que o Governo está, assim, a cumprir um acordo que se encontra em vigor.
Adicionalmente, Joaquim Miranda Sarmento destacou o esforço do executivo na valorização de carreiras específicas, que, segundo ele, representam metade da Administração Pública. O ministro recordou que já foram revistas 19 carreiras, abrangendo profissionais como polícias, professores, médicos e enfermeiros, como parte de uma estratégia de valorização dos recursos humanos existentes em detrimento da simples expansão do número de funcionários.
Artigos
6





Economia
Ver mais
A contagem decrescente para a Black Friday já começou e, este ano, a Samsung promete elevar a fasquia com uma campanha que combina entretenimento e grandes descontos. A marca lança a sua campanha de Black Friday que junta o melhor de dois mundos: descontos até 50% em produtos selecionados e um jogo interativo, o “Black […] O conteúdo Black Friday Samsung: promoções imperdíveis e um jogo que vale descontos aparece primeiro em Portugal Gamers.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O preço do cabaz alimentar essencial, monitorizado semanalmente pela DECO Proteste, voltou a aumentar na última semana, com destaque para as subidas expressivas no peixe. O conjunto de 63 produtos alimentares custa agora 243,68 euros, mais 4,5 euros do que no início de 2025. Entre 22 e 29 de outubro, o preço do cabaz subiu […] O Artigo Cabaz alimentar volta a subir: peixe lidera aumentos dos produtos essenciais o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


No Dia Mundial da Poupança, o jornalista mostra que poupar não tem de ser um susto.
 A Bola
A Bola Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Observador
Observador Público
Público Record
Record Renascença
Renascença RTP Notícias
RTP Notícias Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt









