menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

ULSAM regista 1500 nascimentos no Alto Minho em 2025

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho anunciou ter atingido os 1.500 partos em 2025, um marco que destaca a crescente procura pelos seus serviços de saúde materna e obstétrica na região.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o nascimento do bebé número 1.500 do ano de 2025. Em comunicado, a entidade de saúde que serve os concelhos do distrito de Viana do Castelo considerou o número "um marco que reflete a crescente procura da ULSAM para a realização de partos". A administração da ULSAM sublinhou que este resultado valoriza o Serviço de Saúde Materna e Obstétrica, bem como o "cuidado, profissionalismo e dedicação das equipas".

A unidade destacou o seu compromisso em assegurar "cuidados de qualidade, seguros e humanizados às grávidas, recém-nascidos e famílias do Alto Minho", considerando a marca alcançada um motivo de satisfação e um "sinal positivo do percurso que tem vindo a ser construído e do reconhecimento do cuidado prestado diariamente". De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística citados, o número de nascimentos no distrito de Viana do Castelo tem-se mantido relativamente estável nos últimos anos, com 1.518 bebés nascidos em 2024, 1.533 em 2023 e 1.558 em 2022. O marco de 2025 surge num contexto em que, a nível nacional, os partos em ambulâncias aumentaram para mais de 60. Alberto Caldas Afonso, presidente da Comissão Nacional da Saúde da Mulher, acredita que este número poderia ser o dobro sem a implementação de medidas como a referenciação de grávidas, indicando "resultados positivos" na gestão das urgências obstétricas.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones