Portugal sob aviso laranja: Chuva intensa dá lugar a melhoria gradual



Este sábado, o IPMA emitiu um aviso laranja, o segundo mais grave da escala, para os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.
A causa foi a previsão de chuva persistente e por vezes forte, acompanhada de vento intenso.
Adicionalmente, os distritos de Bragança, Porto, Vila Real, Setúbal e Portalegre estiveram sob aviso amarelo, também devido à precipitação, mas com menor intensidade prevista.
Apesar dos alertas, a previsão apontava para uma melhoria progressiva das condições meteorológicas de norte para sul, à medida que a frente fria se afastava do território.
A região Centro foi a mais afetada pela precipitação.
O vento soprou de moderado a forte, com rajadas que poderiam atingir os 60 quilómetros por hora, especialmente nas zonas costeiras e nas terras altas.
As previsões regionais indicavam que, no Norte, o céu se manteria muito nublado, mas com abertas a surgirem no litoral a partir da manhã. Na região Centro, as abertas eram esperadas a partir do final da tarde, com a diminuição da intensidade e frequência da chuva.
Para o Sul, previa-se céu nublado com chuva fraca a moderada.
As temperaturas mínimas registaram uma ligeira descida em todo o país.
Em Lisboa e no Grande Porto, a chuva deveria perder intensidade a partir da tarde e da manhã, respetivamente.
Na véspera, sexta-feira, a situação já era de alerta, com quinze distritos do continente a serem afetados por precipitação forte.
Inicialmente, sete distritos (Aveiro, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria) estavam sob aviso laranja, enquanto outros, como Braga, Viana do Castelo, Porto e Castelo Branco, viram os seus avisos evoluir entre amarelo e laranja ao longo do dia e da noite.
Foram também emitidos avisos amarelos por agitação marítima para vários distritos costeiros.
Artigos
12Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’









