menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Crise Habitacional em Odivelas: Duas Famílias com Cinco Crianças Despejadas e Sem Alternativa

Duas famílias, num total de oito pessoas, das quais cinco são crianças, foram despejadas das suas casas no bairro da Urmeira, em Odivelas, ficando sem alternativa habitacional imediata.
News ImageNews ImageNews Image

Oito pessoas, incluindo cinco crianças, foram desalojadas das suas habitações em Odivelas, após uma ação de despejo executada por oficiais de justiça. As duas famílias em causa, compostas por duas mulheres e os seus respetivos filhos, foram notificadas da ação na véspera por assistentes sociais da Câmara Municipal de Odivelas (CMO) e, segundo a SIC-Notícias, as fechaduras das casas foram mudadas, deixando os agregados na rua. As habitações pertencem ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que, segundo o movimento Vida Justa, pretende demolir todo o bairro.

Miguel Dores, do referido movimento, explicou que, embora algumas famílias já tivessem sido realojadas no passado, outras permaneceram e algumas casas devolutas foram ocupadas.

A CMO afirmou que a responsabilidade pela ação é do IHRU, mas garantiu que, no âmbito das suas competências de Emergência Social, iria acompanhar a situação para providenciar alojamento de emergência e procurar uma solução habitacional compatível. De acordo com o movimento Vida Justa, as famílias residiam no bairro há vários anos e estavam inscritas para obter habitação social há mais de cinco. Nos últimos meses, procuraram apoio junto do Gabinete de Intervenção Social de Odivelas, mas a única solução apresentada foi o pagamento de uma renda e uma caução, mediante a apresentação de um contrato de arrendamento. Contudo, os seus baixos rendimentos impediram-nas de encontrar uma casa a um preço compatível. O movimento apela à suspensão de todos os despejos de famílias sem alternativa habitacional, sublinhando a grave crise que afeta a área metropolitana de Lisboa.

A Lusa tentou contactar o IHRU, mas não obteve resposta.

Artigos

5
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones