menulogo
Notícias Agora
user
Close

Oliveira do Bairro: Caminhada noturna para ajudar bombeiros

Enquanto diversas comunidades se mobilizam para apoiar os seus bombeiros através de iniciativas solidárias, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais reivindica junto do Governo uma reforma estrutural da carreira e do sistema de proteção civil.
News ImageNews ImageNews Image

A solidariedade da população para com os bombeiros voluntários manifesta-se através de várias iniciativas locais de angariação de fundos. Em Oliveira do Bairro, realiza-se a 20 de setembro a IX Caminhada Solidária Noturna, cujas receitas, recolhidas através de donativos, se destinam à aquisição de uma ambulância de socorro para a associação humanitária local. De forma semelhante, na Boidobra, uma pastelaria organiza uma caminhada de 10 km a 4 de outubro, com os donativos a reverterem para a Associação Humanitária dos Bombeiros da Covilhã. O evento de Oliveira do Bairro, que em 2024 juntou mais de 7.500 pessoas e angariou 25 mil euros para obras no quartel, é conhecido pelo seu ambiente festivo.

Os participantes percorrem cerca de 5 km com t-shirts, balões LED e adereços néon, acompanhados por camiões com DJs. A caminhada integra a iniciativa Mix&Move, que celebra a Semana Europeia da Mobilidade, e que inclui um vasto programa de 19 a 21 de setembro, com concertos, aulas de zumba, cicloturismo e uma corrida de carrinhos de rolamentos, entre outras atividades. Em paralelo com este apoio comunitário, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) exige uma maior profissionalização do setor. Após uma reunião com o secretário de Estado da Proteção Civil, a ANBP defendeu a criação de uma carreira única e regulamentada para os bombeiros profissionais que trabalham nas associações humanitárias. Segundo Fernando Curto, da ANBP, o objetivo é uniformizar as condições e responsabilidades destes profissionais, criando uma carreira sustentada com progressão e estrutura hierárquica, à semelhança do que já acontece com os bombeiros sapadores municipais.

A ANBP sublinhou que os recentes incêndios florestais evidenciaram a necessidade de reforçar a vertente profissional na proteção civil.

Para além da carreira única, a associação propôs a criação de uma Força Especial de Bombeiros com um mínimo de mil operacionais para atuar como força de manobra especializada em grandes ocorrências. A associação pediu ainda ao Governo que incentive as autarquias a investir na criação de corpos de bombeiros sapadores próprios, que poderiam combater incêndios no verão e dedicar-se a trabalhos de prevenção e ordenamento do território durante o inverno.

Artigos

5

Política

Ver mais
News Image

João Ferreira e Rodrigo Azevedo candidatos da CDU, estiveram ao lado dos trabalhadores da Polopiqué.

Os candidatos da CDU à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Santo Tirso, João Ferreira e Rodrigo Azevedo, estiveram hoje ao lado dos trabalhadores da Polopiqué, escutando as suas preocupações e inquietações. A CDU informou os trabalhadores de que, por via da Assembleia da República, exigiu ao Governo medidas para travar os despedimentos e assegurar [...] O conteúdo João Ferreira e Rodrigo Azevedo candidatos da CDU, estiveram ao lado dos trabalhadores da Polopiqué. aparece primeiro em SantoTirsoDigital.

Source LogoSanto Tirso Digital
categoryVer categoria completa