
Oliveira do Bairro: Caminhada noturna para ajudar bombeiros



A solidariedade da população para com os bombeiros voluntários manifesta-se através de várias iniciativas locais de angariação de fundos. Em Oliveira do Bairro, realiza-se a 20 de setembro a IX Caminhada Solidária Noturna, cujas receitas, recolhidas através de donativos, se destinam à aquisição de uma ambulância de socorro para a associação humanitária local. De forma semelhante, na Boidobra, uma pastelaria organiza uma caminhada de 10 km a 4 de outubro, com os donativos a reverterem para a Associação Humanitária dos Bombeiros da Covilhã. O evento de Oliveira do Bairro, que em 2024 juntou mais de 7.500 pessoas e angariou 25 mil euros para obras no quartel, é conhecido pelo seu ambiente festivo.
Os participantes percorrem cerca de 5 km com t-shirts, balões LED e adereços néon, acompanhados por camiões com DJs. A caminhada integra a iniciativa Mix&Move, que celebra a Semana Europeia da Mobilidade, e que inclui um vasto programa de 19 a 21 de setembro, com concertos, aulas de zumba, cicloturismo e uma corrida de carrinhos de rolamentos, entre outras atividades. Em paralelo com este apoio comunitário, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) exige uma maior profissionalização do setor. Após uma reunião com o secretário de Estado da Proteção Civil, a ANBP defendeu a criação de uma carreira única e regulamentada para os bombeiros profissionais que trabalham nas associações humanitárias. Segundo Fernando Curto, da ANBP, o objetivo é uniformizar as condições e responsabilidades destes profissionais, criando uma carreira sustentada com progressão e estrutura hierárquica, à semelhança do que já acontece com os bombeiros sapadores municipais.
A ANBP sublinhou que os recentes incêndios florestais evidenciaram a necessidade de reforçar a vertente profissional na proteção civil.
Para além da carreira única, a associação propôs a criação de uma Força Especial de Bombeiros com um mínimo de mil operacionais para atuar como força de manobra especializada em grandes ocorrências. A associação pediu ainda ao Governo que incentive as autarquias a investir na criação de corpos de bombeiros sapadores próprios, que poderiam combater incêndios no verão e dedicar-se a trabalhos de prevenção e ordenamento do território durante o inverno.
Artigos
5




Política
Ver mais
BE/Lisboa aponta desinvestimento e falta de estratégia municipal na Carris
O Bloco de Esquerda acusou hoje na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) o executivo de Carlos Moedas de desinvestimento na Carris, ignorando sucessivos alertas para a falta de uma estratégia da câmara na empresa municipal rodoviária do município.

João Ferreira e Rodrigo Azevedo candidatos da CDU, estiveram ao lado dos trabalhadores da Polopiqué.
Os candidatos da CDU à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Santo Tirso, João Ferreira e Rodrigo Azevedo, estiveram hoje ao lado dos trabalhadores da Polopiqué, escutando as suas preocupações e inquietações. A CDU informou os trabalhadores de que, por via da Assembleia da República, exigiu ao Governo medidas para travar os despedimentos e assegurar [...] O conteúdo João Ferreira e Rodrigo Azevedo candidatos da CDU, estiveram ao lado dos trabalhadores da Polopiqué. aparece primeiro em SantoTirsoDigital.

"Faz-me bastante confusão que passado uma semana não exista nenhum grau de responsabilização" relativamente ao acidente no Elevador da Glória, diz Duarte Cordeiro
Ainda assim, assumiu que não associava diretamente esta responsabilização a uma demissão de Carlos Moedas.

Partidos chamam ministro e reitor ao Parlamento sobre polémica no curso de Medicina no Porto
A decisão surge após notícias de que pessoas influentes teriam pressionado para a admissão de 30 candidatos sem classificação mínima. O ministro acusou o reitor de mentir, gerando uma polémica que levou vários partidos a solicitar audições urgentes.