
Onda de calor severa atinge Portugal Continental com temperaturas até 44°C



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para um episódio de tempo quente “consideravelmente severo” em Portugal continental, que se estenderá previsivelmente até à próxima quarta-feira, 6 de agosto. Esta onda de calor é causada pela ação conjunta de um anticiclone a nordeste dos Açores e de um vale depressionário vindo do norte de África, que transportam uma massa de ar tropical muito quente e seca para a Península Ibérica. As temperaturas máximas deverão subir significativamente a partir de domingo, 3 de agosto, variando entre 36°C e 40°C na maior parte do território. Nas regiões mais afetadas, como o interior do Alentejo, o vale do Tejo e a zona interior do vale do Douro, os termómetros poderão atingir picos de 41°C a 44°C.
Adicionalmente, preveem-se “noites tropicais” a partir de segunda-feira, com as temperaturas mínimas a oscilarem entre os 20°C e os 25°C, agravando o desconforto térmico. Face a esta situação, o IPMA emitiu avisos laranja, o segundo mais grave, para todos os distritos de Portugal continental (com exceção de Faro) para domingo, devido à persistência de temperaturas muito elevadas.
As autoridades, como a autarquia da Maia, emitiram recomendações à população, aconselhando a evitar a exposição solar nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00), manter a hidratação, usar roupa leve e prestar especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e doentes crónicos.
Em caso de necessidade, foram disponibilizados contactos como a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
Em contraste, a previsão para a Madeira no sábado, 2 de agosto, aponta para períodos de céu muito nublado e temperaturas que variarão entre os 21°C e os 27°C no Funchal, com vento fraco a moderado.
Artigos
12











Atualidade
Ver mais
PSP renova instalações no aeroporto de Lisboa e inicia desratização
A PSP indicou hoje que decorre um processo de substituição e renovação de vários artigos e equipamentos nas instalações policiais no aeroporto de Lisboa, avançando que a ANA - Aeroportos de Portugal já iniciou ações de desratização.

Fundação Belmiro de Azevedo integra requalificação profissional do PRO_MOV
Adesão ao programa visa incentivar aprendizagem ao longo da vida e promover empregabilidade em profissões com elevada procura no mercado de trabalho.

Pneu de viatura da GNR rebenta e assusta condutores na A1
Uma viatura da GNR sofreu, esta terça-feira, 23 de setembro, o rebentamento de um pneu na Autoestrada 1 (A1), cerca...

PSP está a renovar instalações no aeroporto de Lisboa
Segundo a PSP, a ANA informou que deu início a ações de desratização e outras medidas de correção