
Onda de calor severa atinge Portugal Continental com temperaturas até 44°C



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para um episódio de tempo quente “consideravelmente severo” em Portugal continental, que se estenderá previsivelmente até à próxima quarta-feira, 6 de agosto. Esta onda de calor é causada pela ação conjunta de um anticiclone a nordeste dos Açores e de um vale depressionário vindo do norte de África, que transportam uma massa de ar tropical muito quente e seca para a Península Ibérica. As temperaturas máximas deverão subir significativamente a partir de domingo, 3 de agosto, variando entre 36°C e 40°C na maior parte do território. Nas regiões mais afetadas, como o interior do Alentejo, o vale do Tejo e a zona interior do vale do Douro, os termómetros poderão atingir picos de 41°C a 44°C.
Adicionalmente, preveem-se “noites tropicais” a partir de segunda-feira, com as temperaturas mínimas a oscilarem entre os 20°C e os 25°C, agravando o desconforto térmico. Face a esta situação, o IPMA emitiu avisos laranja, o segundo mais grave, para todos os distritos de Portugal continental (com exceção de Faro) para domingo, devido à persistência de temperaturas muito elevadas.
As autoridades, como a autarquia da Maia, emitiram recomendações à população, aconselhando a evitar a exposição solar nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00), manter a hidratação, usar roupa leve e prestar especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e doentes crónicos.
Em caso de necessidade, foram disponibilizados contactos como a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
Em contraste, a previsão para a Madeira no sábado, 2 de agosto, aponta para períodos de céu muito nublado e temperaturas que variarão entre os 21°C e os 27°C no Funchal, com vento fraco a moderado.
Artigos
12











Atualidade
Ver mais
Maior tempestade do ano ruma à China após causar 14 mortos em Taiwan
O supertufão Ragasa, a mais poderosa tempestade registada no planeta em 2025, está a passar ao largo das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, após causar, pelo menos, 14 mortos em Taiwan e três nas Filipinas.

Dia de praia em pleno outono: Temperaturas acima dos 30 °C hoje em várias regiões do País
A explicação para este cenário está na instalação progressiva de uma massa de ar mais quente, associada à dorsal africana do anticiclone, que se posiciona firme a norte.

1/3 dos trabalhadores europeus está exposto a riscos climáticos, revela OSH Pulse
Calor extremo, eventos climáticos extremos ou má qualidade do ar, são alguns dos riscos relacionados com as mudanças climáticas a que os trabalhadores europeus estão expostos. Pesquisa da OSH Pulse levanta preocupações sobre impacto na saúde e segurança.

Furacão Gabrielle pode chegar ao Alto Minho? Eis o que diz o IPMA
Furacão está agora próximo dos Açores.