Portugal Continental e Madeira sob múltiplos alertas meteorológicos devido a agitação marítima, vento e neve



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra, devido à previsão de forte agitação marítima. O alerta, que vigora até às 03:00 de quarta-feira, prevê ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura, podendo atingir picos de 10 metros.
Após este período, o aviso nestes distritos passará a amarelo.
Como consequência das condições adversas no mar, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) informou que as barras marítimas de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, Nazaré e Cascais foram encerradas a toda a navegação.
A barra de Aveiro encontra-se condicionada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.
Para além dos distritos sob aviso laranja, também Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão sob aviso amarelo pelo mesmo motivo.
O IPMA emitiu ainda outros alertas para o continente.
Os mesmos seis distritos sob aviso laranja estão também sob aviso amarelo devido a vento forte, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora, até às 21:00 de terça-feira. No interior, os distritos da Guarda e de Castelo Branco estão sob aviso amarelo pela previsão de queda de neve acima dos 1.600 metros de altitude.
O arquipélago da Madeira também se encontra sob aviso.
Foi emitido um aviso amarelo para as costas norte e sul da ilha devido a vento forte, com rajadas até 80 km/h. Adicionalmente, a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo estão sob aviso amarelo por agitação marítima forte até às 06:00 de quarta-feira.
De acordo com o IPMA, o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo representa um risco para determinadas atividades.

















