
OPA do BBVA sobre Sabadell autorizada por supervisor do mercado espanhol



A Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) de Espanha autorizou a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo banco BBVA sobre a totalidade do capital social do seu rival Sabadell. A oferta, apresentada em 24 de maio, consiste numa contrapartida mista de uma nova ação do BBVA por cada 5,5483 ações do Sabadell, acrescida de 0,70 euros em dinheiro por ação.
Com esta autorização, o BBVA tem agora um prazo de 30 dias para avançar com a operação, que já tinha recebido aprovação da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) no final de abril.
Apesar das autorizações dos reguladores, a OPA enfrenta obstáculos significativos, nomeadamente por parte do Governo espanhol.
Em junho, numa decisão inédita, o executivo impôs condições para a fusão, exigindo que os dois bancos mantenham personalidades jurídicas, patrimónios e gestões separadas durante um período de três anos, que pode ser prolongado por mais dois.
O Governo justificou a medida com a necessidade de proteger princípios de "interesse geral", como o financiamento a pequenas e médias empresas, a proteção do emprego e a coesão territorial.
Esta intervenção levou a Comissão Europeia a abrir um procedimento de infração contra Espanha por incumprimento da regulamentação bancária da União Europeia.
Mesmo com as condições governamentais e a forte oposição do próprio Sabadell, do governo regional da Catalunha e de cerca de 70 associações empresariais e sindicatos, o BBVA decidiu avançar com a OPA em 11 de agosto. A instituição basca estabeleceu que prosseguirá com a oferta mesmo que consiga assegurar apenas 30% do capital do banco catalão.
Se a OPA for bem-sucedida, a fusão criará uma das maiores entidades bancárias da Europa, com ativos próximos de um bilião de euros, mais de 135 mil trabalhadores e uma rede superior a 7.000 agências, tornando-se o segundo maior banco de Espanha em ativos, ultrapassando o CaixaBank.
Artigos
7






Economia
Ver mais
Combustíveis estão mais caros hoje. Saiba onde é mais barato abastecer
De acordo com as previsões divulgadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), na sexta-feira, o gasóleo fica dois cêntimos mais caro hoje, ao passo que a gasolina encarece 1,5 cêntimos.

China acelera valorização do yuan em contexto de trégua comercial com EUA
O banco central da China tem vindo a valorizar gradualmente o yuan desde maio, numa estratégia que poderá refletir tanto objetivos económicos internos como sinais políticos dirigidos a Washington, segundo um relatório do grupo de reflexão Gavekal Dragonomics.

PS pede audições da AdC, BdP e bancos sobre "cartel da banca"
O PS pediu hoje um conjunto de audições parlamentares sobre o processo do "cartel da banca", entre as quais do Banco de Portugal, Autoridade da Concorrência e dos principais bancos envolvidos, considerando que a anulação das coimas "gera fundadas preocupações".

Sem pessoas não há Inteligência Artificial
Entre ganhos de eficiência, receios de despedimentos e novas oportunidades, a adoção da inteligência artificial está a redefinir a forma como as empresas se organizam e como os profissionais encaram o futuro do emprego.