
OpenAI faz contrato de 300 mil milhões de dólares com a Oracle



A OpenAI assinou um contrato de cinco anos com a Oracle para a aquisição de capacidade de computação, num valor reportado de 300 mil milhões de dólares (aproximadamente 256 mil milhões de euros). Este acordo, considerado um dos mais avultados no setor tecnológico, terá início em 2027 e exigirá uma capacidade energética de 4,5 gigawatts.
O anúncio reflete os crescentes investimentos em centros de dados dedicados à inteligência artificial (IA).
A notícia teve um impacto imediato e significativo na Oracle, cujas ações valorizaram 40% para um máximo histórico de 336 dólares, a maior subida diária da empresa desde 1992. A CEO, Safra Catz, revelou a assinatura de vários contratos multimilionários, que resultaram num aumento de 359% na carteira de contratos pendentes da empresa, atingindo 455 mil milhões de dólares.
Este otimismo é partilhado por analistas, como os do banco Jefferies, que elevaram o preço-alvo das ações para 360 dólares.
Impulsionada pela procura explosiva no setor da IA, a Oracle projetou um crescimento robusto para o seu negócio de nuvem.
A empresa prevê que as receitas deste segmento atinjam 18 mil milhões de dólares no presente ano fiscal, duplicando para 32 mil milhões em 2027 e continuando a crescer exponencialmente até alcançar 144 mil milhões de dólares em 2030.
A Oracle tem vindo a consolidar a sua posição através de parcerias estratégicas com empresas como a Amazon, Alphabet e Microsoft, e está envolvida no projeto Stargate, liderado pelo SoftBank e pela OpenAI.
O forte desempenho das ações também impulsionou a fortuna do seu fundador e principal executivo, Larry Ellison.
Segundo o índice de milionários da Bloomberg, o seu património subiu para 393 mil milhões de dólares, ultrapassando o de Elon Musk (385 mil milhões de dólares).
Artigos
5




Ciência e Tecnologia
Ver mais
Bateria pode ser o principal argumento do novo relógio da Huawei
A Huawei já marcou a apresentação do seu próximo relógio Watch GT 6 para o dia 19 de setembro. O evento em que o relógio será revelado acontecerá em Paris, França.

Diella é a primeira ministra gerada por IA do mundo e promete ajudar a acabar com a corrupção na Albânia
O Governo da Albânia anunciou a nomeação de Diella, a primeira ministra gerada por Inteligência Artificial (IA) no mundo. Esta iniciativa surge como resposta às décadas de corrupção que o país tem enfrentado.

Microsoft Copilot vai ficar mais barato para as empresas
A Microsoft está a preparar uma alteração significativa nos seus pacotes Copilot destinados ao mercado empresarial. A partir de meados de outubro, as soluções de Copilot focadas em vendas, serviços e finanças, que até agora eram vendidas como extras, passarão a estar incluídas na subscrição principal do Microsoft 365 Copilot sem custos adicionais. Atualmente, para aceder a estas ferramentas especializadas, as empresas precisam de subscrever o Microsoft 365 Copilot, que tem um custo de 30 dólares ...

Gmail vai organizar as suas compras online com um novo separador dedicado
Quem faz compras online sabe bem o caos em que a caixa de entrada do e-mail se pode tornar. Entre confirmações de encomenda, avisos de envio e faturas, é fácil perder o rasto do que é realmente importante. A pensar nisso, a Google está a implementar uma atualização para o Gmail que promete arrumar a casa e simplificar a gestão das suas entregas e promoções. As novidades chegam tanto à versão web como às aplicações móveis do serviço de e-mail e focam-se em duas novas funcionalidades principais: ...