
OpenAI processa empresas portuguesas pelo uso da marca 'GPT'



A OpenAI, empresa norte-americana responsável pelo desenvolvimento do popular sistema de inteligência artificial ChatGPT, iniciou ações legais contra duas pequenas empresas portuguesas.
O motivo da disputa judicial é a utilização da sigla “GPT”, que a OpenAI alega ser a sua marca distintiva, nos nomes registados por estas empresas.
As ações foram interpostas no Tribunal de Propriedade Intelectual de Lisboa, colocando a multinacional em confronto direto com negócios de dimensão muito inferior. Uma das empresas visadas é uma microempresa de consultoria sediada na Póvoa de Varzim, e a outra tem a sua sede em Aveiro.
O processo da OpenAI visa contestar a decisão do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a autoridade portuguesa para a propriedade intelectual, que anteriormente validou o registo da marca por parte de uma destas empresas. Esta ação judicial sublinha a estratégia da OpenAI na proteção da sua marca a nível global. No caso específico da empresa da Póvoa de Varzim, o registo da marca “GPT – Gestão Para Todos” foi efetuado há cerca de um ano. A intenção era associar a marca a um novo serviço de formação.
Contudo, a OpenAI interveio, argumentando que a utilização da sigla “GPT”, acrónimo de “Generative Pre-trained Transformer” e central para a sua tecnologia, pode induzir os consumidores em erro e diluir a força da sua própria marca, reconhecida mundialmente.
Artigos
18

















Ciência e Tecnologia
Ver mais
Oracle liderará supervisão da rede social TikTok nos EUA
A empresa norte-americana de tecnologia Oracle vai liderar a supervisão do algoritmo e da segurança da rede social TikTok nos Estados Unidos (EUA), noticiou na segunda-feira a Associated Press.

Cientistas descobrem tecnologia que gera raio X com imagens coloridas
Uma equipa de cientistas dos Estados unidos (EUA) desenvolveu uma tecnologia capaz de melhorar as imagens dos testes de raio X tornando-as coloridas, noticiou na segunda-feira a Europa Press.

Volvo EX60 terá a maior autonomia de um elétrico da Volvo até agora
O novo Volvo EX60 será lançado a 21 de janeiro. É um SUV médio totalmente elétrico, que é equivalente ao XC60 a combustão e promete uma extensa autonomia - a maior de um elétrico da marca até ao momento.

Abelhas em sedimentos com mais de 24 milhões de anos descobertas na Alemanha
Uma equipa de paleontólogos encontrou flores fossilizadas de tília e abelhas em sedimentos com 24 milhões de anos na Alemanha, noticiou a Europa Press na segunda-feira.