OPEP+ Aumenta Produção em Dezembro e Anuncia Pausa Estratégica para 2026



Oito países da aliança OPEP+, incluindo a Arábia Saudita e a Rússia, decidiram aumentar a produção de petróleo em 137.000 barris por dia em dezembro de 2025.
A decisão, tomada numa reunião por videoconferência entre Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Omã e Argélia, representa o nono aumento mensal consecutivo.
Segundo um comunicado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), esta medida foi justificada por uma "perspetiva económica global estável e os atuais fundamentos sólidos do mercado, refletidos nos baixos níveis das reservas de petróleo". Desde abril, estes oito países têm vindo a aumentar os seus objetivos de produção, adicionando um total de cerca de 2,7 milhões de barris por dia ao mercado. O objetivo principal desta estratégia tem sido fazer face à crescente concorrência, especialmente dos produtores de petróleo de xisto dos Estados Unidos. Este novo aumento será aplicado a partir dos ajustamentos voluntários já existentes, que incluem 1,65 milhões de barris diários anunciados em abril de 2023 e 2,2 milhões em novembro de 2023.
Contudo, a aliança também anunciou uma mudança de estratégia para o futuro próximo.
Devido a fatores de "sazonalidade", os estados-membros concordaram em suspender os aumentos de produção durante três meses, entre janeiro e março de 2026. Os países sublinharam a importância de manter uma "abordagem prudente" e total flexibilidade, reservando-se o direito de reverter ou suspender os ajustamentos voluntários de produção, dependendo da evolução das condições do mercado.
A OPEP foi fundada em 1960 e é atualmente composta por 12 países.
A aliança OPEP+ foi formada em 2016, quando o grupo inicial decidiu cooperar com outros 10 grandes produtores de petróleo, como a Rússia e o México, para conseguir gerir de forma mais eficaz os preços do petróleo face ao aumento da produção norte-americana.
Artigos
4Economia
Ver mais
No dia 20 de outubro foi conhecido o Índice de Competitividade Fiscal Internacional. Portugal destaca-se pela negativa: 33.ª posição em 38 possíveis. A 36.ª em fiscalidade empresarial. Poucos dias antes foi conhecida a Proposta de OE 2026. Uma opção política que retirou do documento orçamental medidas fiscais estruturantes cuja discussão nesta sede inviabilizaria apoios de […]

Posso pagar o IMI de uma só vez? Sim. Se o IMI a pagar pelo seu imóvel é superior a € 100 e não pretende pagar de forma faseada. Conheça outras respostas sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis.

Há uma nova associação de venture studios para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo nacional. Mapear os ventures studios existentes no país e apoiar a criação de novos está entre os objetivos da associação Studios.pt, que reúne venture studios, corporações, investidores e institucionais nacionais. A ideia de lançar a Studios.pt começou a ser desenhada há cerca […]

Com um percurso internacional notável na hotelaria de topo — do grupo InterContinental aos Aman Resorts — e formação executiva em Harvard, Miguel Guedes de Sousa, co-fundador e CEO do JNcQUOI, tem sido uma das vozes que redefinem o conceito de viver, comer e pertencer.





