menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

OPEP+ Aumenta Produção em Dezembro e Anuncia Pausa Estratégica para 2026

A aliança OPEP+, liderada pela Arábia Saudita e pela Rússia, anunciou o nono aumento consecutivo da produção de petróleo para dezembro, que será seguido por uma suspensão temporária no início de 2026 para se adaptar às condições do mercado.
News ImageNews ImageNews Image

Oito países da aliança OPEP+, incluindo a Arábia Saudita e a Rússia, decidiram aumentar a produção de petróleo em 137.000 barris por dia em dezembro de 2025.

A decisão, tomada numa reunião por videoconferência entre Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Omã e Argélia, representa o nono aumento mensal consecutivo.

Segundo um comunicado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), esta medida foi justificada por uma "perspetiva económica global estável e os atuais fundamentos sólidos do mercado, refletidos nos baixos níveis das reservas de petróleo". Desde abril, estes oito países têm vindo a aumentar os seus objetivos de produção, adicionando um total de cerca de 2,7 milhões de barris por dia ao mercado. O objetivo principal desta estratégia tem sido fazer face à crescente concorrência, especialmente dos produtores de petróleo de xisto dos Estados Unidos. Este novo aumento será aplicado a partir dos ajustamentos voluntários já existentes, que incluem 1,65 milhões de barris diários anunciados em abril de 2023 e 2,2 milhões em novembro de 2023.

Contudo, a aliança também anunciou uma mudança de estratégia para o futuro próximo.

Devido a fatores de "sazonalidade", os estados-membros concordaram em suspender os aumentos de produção durante três meses, entre janeiro e março de 2026. Os países sublinharam a importância de manter uma "abordagem prudente" e total flexibilidade, reservando-se o direito de reverter ou suspender os ajustamentos voluntários de produção, dependendo da evolução das condições do mercado.

A OPEP foi fundada em 1960 e é atualmente composta por 12 países.

A aliança OPEP+ foi formada em 2016, quando o grupo inicial decidiu cooperar com outros 10 grandes produtores de petróleo, como a Rússia e o México, para conseguir gerir de forma mais eficaz os preços do petróleo face ao aumento da produção norte-americana.

Artigos

4

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa