
OPEP+ aumenta novamente a produção de petróleo para outubro



A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados (OPEP+) anunciaram um acréscimo de produção de 137.000 barris por dia para outubro.
A decisão foi tomada numa teleconferência pelos ministros da Energia de oito países-chave: Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã.
Em comunicado oficial, a OPEP justificou a medida com "um panorama económico global estável e fundamentos de mercado considerados sólidos, refletidos nos baixos inventários de petróleo bruto".
Este é o sétimo aumento consecutivo desde abril, mês em que a produção subiu em 137.000 barris diários. Nos meses seguintes, o ritmo acelerou significativamente, com aumentos de 411.000 barris por dia em maio, junho e julho, e de 548.000 barris diários em agosto e setembro.
O aumento de outubro, no entanto, é menor do que nos meses recentes, um reflexo do enfraquecimento da procura mundial. Com esta nova ação, a OPEP+ já aumentou a sua produção em 2,6 milhões de barris por dia desde abril, o que representa cerca de 2,5% da procura global. Com esta série de aumentos, os oito países reverteram os cortes voluntários na produção que tinham aplicado em 2023.
Analistas interpretam esta política como uma mudança estratégica impulsionada pela Arábia Saudita.
A aliança parece agora favorecer a recuperação da sua quota de mercado, mesmo que isso implique aceitar preços mais baixos, em detrimento da anterior estratégia de sustentar os preços através de fortes cortes na extração de crude.
Artigos
4



Economia
Ver mais
China acelera valorização do yuan em contexto de trégua comercial com EUA
O banco central da China tem vindo a valorizar gradualmente o yuan desde maio, numa estratégia que poderá refletir tanto objetivos económicos internos como sinais políticos dirigidos a Washington, segundo um relatório do grupo de reflexão Gavekal Dragonomics.

PS pede audições da AdC, BdP e bancos sobre "cartel da banca"
O PS pediu hoje um conjunto de audições parlamentares sobre o processo do "cartel da banca", entre as quais do Banco de Portugal, Autoridade da Concorrência e dos principais bancos envolvidos, considerando que a anulação das coimas "gera fundadas preocupações".

1.000 € que podem salvar as suas finanças - O que é o Fundo BASE?
O que é o Fundo de emergência BASE e porque é absolutamente fundamental

1.000 € que podem salvar as suas finanças - O que é o Fundo BASE?
O que é o Fundo de emergência BASE e porque é absolutamente fundamental