menulogo
Notícias Agora
user
Close

Operação 'Pivot' da Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária deteve 64 suspeitos de integrarem uma rede criminosa transnacional de origem sueca, que a partir de Portugal terá burlado cidadãos em cerca de 14 milhões de euros através do método de 'phishing'.
News ImageNews ImageNews Image

A Polícia Judiciária (PJ), através da sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, deteve 64 suspeitos no âmbito da Operação ‘Pivot’. A operação, que decorreu em várias zonas do país, incluiu a realização de 73 buscas domiciliárias e visou um grupo organizado transnacional suspeito da prática de crimes informáticos, burla qualificada e branqueamento de capitais, com prejuízos estimados em cerca de 14 milhões de euros. O grupo criminoso, cujo núcleo principal era composto por cidadãos de nacionalidade sueca a residir e atuar em Portugal, tinha como alvo vítimas também suecas, na sua maioria com mais de 65 anos.

Através do método conhecido como ‘phishing’, os suspeitos convenciam as vítimas a fornecer os códigos de acesso às suas contas bancárias. Após obterem o acesso, realizavam transferências para contas sediadas em Portugal e noutros países, de onde os montantes eram posteriormente retirados. Para ocultar e dissipar os fundos obtidos ilicitamente, a rede recrutava dezenas de ‘money mules’, indivíduos que cediam ou abriam contas bancárias para facilitar o branqueamento de capitais.

Durante as buscas, as autoridades apreenderam documentação, material informático, viaturas de alta cilindrada, joias e relógios valiosos, que corroboram os indícios dos crimes praticados.

Esta investigação foi conduzida em cooperação com a polícia sueca e contou com a colaboração da Europol e da Eurojust, que acompanharam as diligências em Portugal.

As autoridades suecas também realizaram ações no seu país.

Os 64 detidos serão presentes a um juiz para primeiro interrogatório judicial e para a aplicação das respetivas medidas de coação.

Artigos

13

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa