
Operação 'Pivot' da Polícia Judiciária



A Polícia Judiciária (PJ), através da sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, deteve 64 suspeitos no âmbito da Operação ‘Pivot’. A operação, que decorreu em várias zonas do país, incluiu a realização de 73 buscas domiciliárias e visou um grupo organizado transnacional suspeito da prática de crimes informáticos, burla qualificada e branqueamento de capitais, com prejuízos estimados em cerca de 14 milhões de euros. O grupo criminoso, cujo núcleo principal era composto por cidadãos de nacionalidade sueca a residir e atuar em Portugal, tinha como alvo vítimas também suecas, na sua maioria com mais de 65 anos.
Através do método conhecido como ‘phishing’, os suspeitos convenciam as vítimas a fornecer os códigos de acesso às suas contas bancárias. Após obterem o acesso, realizavam transferências para contas sediadas em Portugal e noutros países, de onde os montantes eram posteriormente retirados. Para ocultar e dissipar os fundos obtidos ilicitamente, a rede recrutava dezenas de ‘money mules’, indivíduos que cediam ou abriam contas bancárias para facilitar o branqueamento de capitais.
Durante as buscas, as autoridades apreenderam documentação, material informático, viaturas de alta cilindrada, joias e relógios valiosos, que corroboram os indícios dos crimes praticados.
Esta investigação foi conduzida em cooperação com a polícia sueca e contou com a colaboração da Europol e da Eurojust, que acompanharam as diligências em Portugal.
As autoridades suecas também realizaram ações no seu país.
Os 64 detidos serão presentes a um juiz para primeiro interrogatório judicial e para a aplicação das respetivas medidas de coação.
Artigos
13












Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).