
Operação policial em fábrica na Geórgia acaba com 475 imigrantes detidos



O cidadão mexicano Jesús Muñoz Gutiérrez, que havia sido deportado pelos Estados Unidos para o Sudão do Sul, foi repatriado com sucesso para o seu país de origem. A repatriação foi um esforço conjunto dos governos do Sudão do Sul e do México.
Em maio, a Presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o seu governo não fora informado sobre a deportação, acusando os EUA de não seguirem o protocolo existente para a repatriação de cidadãos mexicanos que cometeram crimes, como era o caso de Muñoz Gutiérrez, acusado de homicídio. Muñoz Gutiérrez fazia parte de um grupo de oito homens deportados pelos EUA para o Sudão do Sul. A maioria, oriunda de países como Cuba, Laos, Mianmar, Paquistão, Coreia do Sul e Vietname, não possuía quaisquer vínculos com a nação africana.
Um dos deportados era sul-sudanês, mas já foi libertado e entregue à sua família.
Segundo uma porta-voz do ministério sul-sudanês, estas deportações basearam-se em "negociações bilaterais" e não em acordos formais. Desconhece-se o paradeiro e as condições dos restantes homens detidos no Sudão do Sul. A prática de deportar imigrantes para países terceiros em África não se limita ao Sudão do Sul.
Outras nações como o Uganda, o Essuatíni e o Ruanda também receberam deportados dos EUA. Em julho, o Essuatíni acolheu cinco homens com antecedentes criminais e, em agosto, o Ruanda anunciou a chegada de sete deportados.
Paralelamente, uma grande operação policial numa fábrica de baterias da Hyundai na Geórgia resultou na detenção de 475 imigrantes.
A maioria dos detidos tem nacionalidade sul-coreana.
De acordo com a Homeland Security Investigations, entre os detidos encontravam-se imigrantes que entraram ilegalmente no país, bem como outros cujos vistos tinham caducado ou não lhes permitiam trabalhar.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
Homem fica ferido após impacto de drone num aeroporto no sul de Israel
Um homem de 63 anos sofreu hoje ferimentos ligeiros após ser atingido por estilhaços do impacto dum drone explosivo lançado pelos huthis do Iémen que caiu no terminal do Aeroporto de Ramon, no sul de Israel.

Presos palestinianos? Supremo israelita ordena melhoria das "condições"
O Supremo Tribunal de Israel ordenou hoje aos serviços prisionais que garantam "condições básicas de vida" aos presos palestinianos, incluindo alimentação suficiente e variada.

Cirurgião amputou as próprias pernas para receber indemnização milionária
Além de ter amputado as pernas para receber uma indemnização de grande valor, o tribunal concluiu que o médico também teve motivação sexual para concretizar os crimes. Foi condenado na quinta-feira.

Barcos da flotilha humanitária (com portugueses a bordo) chega à Tunísia
Os barcos da flotilha solidária de ajuda humanitária a Gaza que zarparam no passado domingo de Barcelona (Espanha) encontram-se ao largo da costa da Tunísia, onde vão realizar uma paragem para recolher mais ajuda humanitária e fazer reparações.