menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Portabilidade Gratuita e Compensações Reforçadas: As Novas Regras que Protegem os Consumidores de Telecomunicações

A partir de 10 de novembro de 2025, entraram em vigor novas regras para a portabilidade de números em Portugal, que proíbem a cobrança de encargos aos consumidores e reforçam os seus direitos com novas compensações.
News ImageNews ImageNews Image

As novas regras para a portabilidade de números de telemóvel, publicadas em Diário da República em janeiro, entraram em vigor e proíbem as operadoras de telecomunicações de cobrarem quaisquer encargos diretos aos utilizadores finais pela mudança de prestador de serviço.

A medida, definida pela ANACOM ao abrigo do novo Regulamento da Portabilidade, visa "reforçar a proteção dos consumidores", aplicando-se tanto a clientes particulares como empresariais.

Uma das principais alterações é a introdução de compensações financeiras automáticas em caso de incumprimento por parte das operadoras. Foi fixada uma compensação de 10 euros por cada incumprimento no agendamento de uma "intervenção física na rede" que obrigue a uma remarcação, desde que o motivo não seja imputável ao cliente.

Adicionalmente, o novo prestador deve assegurar que a portabilidade e a ativação do serviço ocorram no prazo máximo de um dia útil a contar da data acordada com o utilizador.

A operadora DIGI foi uma das primeiras a alinhar os seus contratos com o novo regulamento, que decorre da Lei das Comunicações Eletrónicas.

Os direitos dos consumidores foram também alargados no que diz respeito à cessação de contrato.

Salvo renúncia expressa, o utilizador final mantém o direito de portar o seu número para outra empresa até três meses após a desativação do serviço.

O regulamento prevê ainda a possibilidade de reembolso dos saldos remanescentes em tarifários pré-pagos quando o contrato é cancelado.

Para além das medidas direcionadas ao consumidor, as novas regras impõem um limite ao custo grossista que os operadores podem repercutir entre si pelo serviço de portabilidade, fixando-o num valor máximo de um euro.

Estas alterações procuram simplificar o processo de migração, eliminar custos e promover maior transparência e concorrência no setor.

Artigos

7

Economia

Ver mais
News Image
Concessão para reabilitação de vivendas no porto da Nazaré sob suspeita de corrupção e branqueamento

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Source LogoJornal das Caldas
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones