Von der Leyen Cede: Orçamento da UE com Mais Poder Regional e PAC Salvaguardada



Quatro meses após a apresentação da proposta inicial para o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2028-2034, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou alterações significativas em resposta às críticas, nomeadamente do Parlamento Europeu. Numa carta dirigida à presidente do Parlamento, Roberta Metsola, e à primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, von der Leyen comprometeu-se a introduzir uma "verificação regional" e a salvaguardar a Política Agrícola Comum (PAC).
As cedências surgem após as principais bancadas pró-europeias do Parlamento — Partido Popular Europeu, Socialistas e Democratas, Renovar a Europa e os Verdes — terem rejeitado a proposta original, considerando-a inaceitável como base para negociações.
As alterações propostas visam garantir um maior envolvimento das autoridades regionais na preparação, implementação e avaliação dos planos de parceria nacionais e regionais, concedendo-lhes o direito de dialogar diretamente com a Comissão. Esta medida também preservará o papel das regiões na implementação da PAC, cujos receios de cortes, partilhados por Portugal, serão mitigados através de disposições específicas para "assegurar a coerência das políticas". Adicionalmente, o papel do Parlamento Europeu será reforçado através de um mecanismo de verificação para definir prioridades políticas. Estas mudanças foram anunciadas dias antes de o Parlamento Europeu discutir o orçamento numa sessão plenária em Bruxelas.
A proposta orçamental original para 2028-2034 é de dois biliões de euros, um aumento face aos 1,2 biliões do quadro atual, e inclui novas contribuições nacionais e três novos impostos.
Deste montante, 865 mil milhões de euros destinam-se a investimentos e reformas nos 27 Estados-membros. Para Portugal, a proposta do executivo comunitário prevê uma verba de 33,5 mil milhões de euros para a coesão e agricultura.
Artigos
7Política
Ver mais
Os secretários regionais dos Assuntos Parlamentares e Comunidades e da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores apresentaram hoje, na Escola Profissional da Horta, o Programa Nacional de Assinaturas Digitais para Jovens dos 15 aos 18 anos. Paulo Estêvão, que tem competências na área da comunicação social, e Maria João Carreiro, que tutela as escolas profissionais, […] O conteúdo Apresentado programa nacional de assinaturas digitais de jornais aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O presidente da Fundação para os Estudos e Formação das Autarquias Locais (FEFAL) defendeu hoje no parlamento açoriano, em Ponta Delgada, que a transferência de verbas do Estado para as autarquias deve ser feita de forma mais equitativa. “Aquilo que são as transferências do Estado para as autarquias, do meu ponto de vista, não são […] O conteúdo Transferências do Estado para freguesias deve ser equitativa aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Numa mensagem dirigida ao congresso do Reconquista, Pedro Frazão diz que um dos maiores desafios do país é a remigração - a deportação forçada de imigrantes não brancos. André Ventura rejeita proximidade com o movimento, mas diz que não se podem condenar posições internas que podem estar alinhadas com os princípios do partido.







