menulogo
Notícias Agora
user
Close

Veleiro Danificado por Orcas ao Largo de Peniche

Uma interação com orcas deixou um veleiro de bandeira francesa sem leme ao largo de Peniche, obrigando à intervenção da Estação Salva-vidas para auxiliar os cinco tripulantes a bordo.
News ImageNews ImageNews Image

Cinco tripulantes de um veleiro de bandeira francesa foram auxiliados na tarde de quinta-feira, 18 de setembro, depois de a embarcação ter ficado sem leme na sequência de uma interação com orcas. O incidente ocorreu a cerca de 3,5 milhas náuticas, aproximadamente seis quilómetros, do porto de Peniche. O alerta foi dado às 14h27, mobilizando de imediato uma embarcação da Estação Salva-vidas de Peniche. Ao chegarem ao local, os elementos da Estação Salva-vidas constataram que os cinco tripulantes se encontravam bem fisicamente e não necessitavam de assistência médica.

Devido aos danos no leme, que impossibilitavam a navegação, e por forma a minimizar os riscos, o veleiro foi rebocado para a marina de Peniche.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) informou que a embarcação só poderá voltar a navegar após ser submetida a uma vistoria que garanta as suas condições de segurança.

Um dos artigos refere que este foi o quinto incidente do género nos últimos dias.

As autoridades aproveitaram para divulgar o protocolo de segurança a seguir em caso de interação com estes cetáceos.

Recomenda-se que, se as condições do mar o permitirem, se reduza a velocidade ou se pare a embarcação, desligando o motor, o piloto automático e a ecosonda. Deve-se também soltar o leme, evitar movimentos no convés para não despertar a curiosidade dos animais e não tentar tocar, gritar ou atirar-lhes objetos.

É crucial contactar as autoridades pelo canal 16 do VHF ou pelo número de emergência 112. Os artigos acrescentam que as orcas-ibéricas adultas medem entre cinco e seis metros e meio, sendo mais pequenas do que as de outras regiões.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa