menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Ordem dos Médicos propõe incentivos para atrair profissionais emigrados

A Ordem dos Médicos propõe a criação de condições excecionais e um plano estruturado para facilitar o regresso de profissionais emigrados, visando colmatar a falta de clínicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
News ImageNews ImageNews Image

A Ordem dos Médicos (OM) defendeu um conjunto de medidas para atrair os médicos portugueses que emigraram de volta ao Serviço Nacional de Saúde. Segundo o bastonário, Carlos Cortes, esta iniciativa faz parte de uma proposta mais vasta, com 20 medidas divididas por cinco eixos estratégicos, que já foi entregue no parlamento com o objetivo de reforçar a contratação de clínicos para o SNS.

O plano visa criar "condições excecionais" e incentivos para os profissionais que desejam regressar.

Entre as propostas concretas está a criação de um "guia do retorno", um documento para simplificar os procedimentos de regresso, que o bastonário descreve como sendo atualmente uma dificuldade. Adicionalmente, a OM sugere um plano de ação conjunto com os ministérios da Saúde e dos Negócios Estrangeiros e as embaixadas para identificar os médicos no estrangeiro e estabelecer canais de comunicação permanentes, informando-os sobre vagas e necessidades de recrutamento, especialmente em zonas carenciadas.

A justificação para esta medida prende-se com o elevado número de clínicos que abandonam o país, estimado entre 800 e 900 por ano. Carlos Cortes afirma ter "a plena noção" de que muitos dos milhares de médicos que trabalham fora de Portugal pretendem regressar, sendo crucial não desperdiçar essa oportunidade. Questionado sobre uma notícia acerca da proposta de reorganização de cuidados a grávidas, que prevê a mobilidade de equipas de pelo menos 12 maternidades, o bastonário afirmou não ter recebido informação oficial. No entanto, alertou que impor decisões "à força" aos médicos pode levar a que estes abandonem o SNS, defendendo a necessidade de diálogo.

Manifestou ainda preocupação com a situação na Península de Setúbal, apelando a soluções "sustentáveis, consolidadas e robustas" em vez de "anúncios espetaculares" que resultam em fracasso.

Artigos

12

Atualidade

Ver mais
News Image
Abastecimento: Água dos Municípios do distrito, para consumo humano, é excecional ou segura.

Cinco dos concelhos do distrito de Beja tem água para consumo humano excecional (água segura ≥ 99 %), os restantes apresentam água segura acima de 95% mas abaixo da meta de 99%. Moura é o que apresenta a maior percentagem, 99,79 %, de água segura. Os resultados são da ERSAR. O conteúdo Abastecimento: Água dos Municípios do distrito, para consumo humano, é excecional ou segura. aparece primeiro em Lidador Noticias.

Source LogoLidador Notícias
categoryVer categoria completa