
Mobilização Nacional para a Limpeza Costeira



Entre os dias 20 e 28 de setembro, Portugal assinala o Dia Internacional de Limpeza Costeira com uma vasta mobilização da sociedade civil. Mais de 100 organizações e milhares de voluntários irão participar em ações de limpeza em praias, rios, lagoas e fundos marinhos por todo o país, com o objetivo de chamar a atenção para o problema do lixo marinho e promover a proteção do oceano. A edição deste ano tem início oficial no sábado, dia 20 de setembro, na ilha de Santa Maria, nos Açores, com uma grande ação de limpeza que envolve cidadãos e entidades locais. Coordenada pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria, a iniciativa conta com 10 pontos de limpeza ao redor da ilha e recebe o apoio institucional da Fundação Oceano Azul, do Governo Regional dos Açores, da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do programa Blue Azores.
A Fundação Oceano Azul é uma das principais organizadoras e apoiantes das várias ações no país.
Nos últimos seis anos, o Dia Internacional de Limpeza Costeira já envolveu 400 organizações e cerca de 30 mil voluntários. No total, foram realizadas mais de 880 ações de limpeza que resultaram na recolha de mais de 160 toneladas de lixo. Graças a este esforço coletivo, Portugal destaca-se como o país com mais ações realizadas no âmbito da campanha europeia #EUBeachCleanup, representando mais de metade de todas as iniciativas.
A participação da Representação da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em Portugal ajuda a projetar esta mobilização para além-fronteiras.
Qualquer cidadão ou organização pode inscrever-se ou participar numa ação até ao dia 28 de setembro, através do website da Fundação Oceano Azul.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Jovens portugueses saem de casa dos pais aos 28,9 anos em média
Os jovens portugueses saem de casa, em média, aos 28,9 anos, sendo os sétimos na União Europeia (UE) que mais tarde deixam a casa dos pais, divulgou hoje o Eurostat, atribuindo o adiar da emancipação à crise de habitação.

Ministra equaciona vigilância de grávidas de baixo risco por enfermeiros
A ministra da Saúde manifestou-se hoje disponível para avaliar a proposta de acompanhamento das grávidas de baixo risco que não tenham médico de família por enfermeiros especialistas, alegando que não podem ficar sem vigilância na gravidez.

Gabrielle deverá atingir Açores com ventos de tempestade tropical ou furacão categoria 1
A partir da madrugada de sexta-feira deverá ocorrer precipitação em todas as ilhas

Gabrielle deverá atingir Açores com ventos de tempestade tropical ou furacão categoria 1
A partir da madrugada de sexta-feira deverá ocorrer precipitação em todas as ilhas