
Lula pede mobilização popular contra risco de amnistia a Bolsonaro no Congresso



O julgamento sobre a alegada tentativa de golpe de Estado no Brasil, que tem como um dos principais réus o ex-Presidente Jair Bolsonaro, entrou numa fase decisiva com a apresentação das alegações finais da defesa. Este processo é considerado histórico por ser a primeira vez que um tribunal civil julga um antigo Presidente da República e militares de alta patente no país. Durante as suas sustentações orais, os advogados de Jair Bolsonaro afirmaram que não existem provas de que ele tenha tentado concretizar um golpe.
A estratégia da defesa, no segundo dia do julgamento, focou-se também em críticas ao delator, uma figura central para a acusação.
Nenhum dos réus esteve presente na sessão, incluindo Bolsonaro e o general na reserva Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional.
Enquanto Brasília e o mundo político acompanhavam atentamente os desenvolvimentos, foi assinalada uma aparente apatia e alheamento por parte de setores da sociedade brasileira.
Numa análise ao tema, o comentador Pedro Marques Lopes comparou os processos judiciais contra políticos no Brasil e nos Estados Unidos, defendendo que, no caso brasileiro, “a Justiça funcionou”.
Artigos
12











Mundo
Ver mais
Texas aprova legislação que visa fabricantes de comprimidos abortivos
Os legisladores do estado norte-americano do Texas aprovaram hoje um projeto de lei que permite que os cidadãos processem os fabricantes de comprimidos abortivos e qualquer pessoa que envie o medicamento pelo correio, noticiou a Associated Press.

"Quase o venci". Filho de Donald em luta de sumo no Japão (ora veja)
Os seguidores de Eric Trump, terceiro filho de Donald Trump, gostaram da publicação, apontando que este era um "ótimo desporto" e que se "divertiram" a ver o empresário e girar.

Afeganistão regista novo sismo de 5,6. É o mais forte desde domingo
Um novo sismo de magnitude 5,6 atingiu hoje à noite o leste do Afeganistão, o mais forte a atingir a região desde o passado domingo, quando um sismo de magnitude 6,0 fez mais de 2.205 mortos e 3.640 feridos.

Despiste de autocarro em Londres provoca pânico e vários feridos
Acidente na Victoria Street envolveu passageiros, peões e mobilizou forte operação de emergência