Cerimónia dos Óscares será transmitida exclusivamente no YouTube a partir de 2029



A cerimónia de entrega dos Óscares será transmitida em exclusivo na plataforma digital YouTube a partir de 2029, após a Academia de Cinema dos Estados Unidos ter assinado um contrato de exclusividade que vigorará até 2033. Esta decisão marca o fim de uma longa parceria com o canal de televisão ABC, que transmitirá a gala pela última vez em 2028, por ocasião da 100.ª edição dos prémios.
A principal motivação para esta transição para o streaming é a tentativa de reverter a tendência de queda nas audiências televisivas e ampliar o alcance do evento a nível mundial. A Academia estima que a transmissão no YouTube poderá atrair mais de dois mil milhões de espectadores em todo o mundo, beneficiando de recursos como legendas e faixas de áudio em múltiplos idiomas para cativar um público mais vasto e diversificado. Apesar de ser tradicionalmente o segundo programa com maior audiência nos Estados Unidos, a seguir à Super Bowl, a cerimónia dos Óscares tem vindo a perder espectadores de forma consistente. Segundo a revista Variety, a audiência deste ano foi de 18,1 milhões de espectadores, um número muito distante dos 55 milhões registados em 1998, ano em que o filme “Titanic” foi o grande vencedor. Em resposta a esta quebra, a organização já tinha implementado alterações nos últimos anos para agilizar a cerimónia, como a redução do tempo de entrega de prémios em categorias técnicas.
O acordo com o YouTube não se limita à transmissão da gala principal.
A parceria incluirá também a criação e divulgação de dezenas de conteúdos associados aos prémios, como o anúncio dos nomeados, entrevistas com realizadores, programas educativos e podcasts, enriquecendo a experiência para os fãs de cinema.







