menulogo
Notícias Agora
user
Política Sexta-feira, Agosto 8

Prescrição de injetáveis e sensores para diabetes restrita a quatro especialidades a partir de 6.ª feira

A prescrição de medicamentos injetáveis e sensores para a diabetes será limitada a cinco especialidades médicas a partir de sexta-feira, uma medida que os especialistas consideram importante, mas tardia e possivelmente insuficiente para resolver as dificuldades de acesso.
News ImageNews ImageNews Image

A partir da próxima sexta-feira, a prescrição de medicamentos injetáveis e de sensores utilizados no tratamento da diabetes passará a ser restrita a apenas cinco especialidades médicas.

Esta medida governamental visa regular o acesso a estes tratamentos, que têm enfrentado problemas de disponibilidade.

A reação dos especialistas à nova regra é ambivalente.

Por um lado, saúdam a iniciativa, mas, por outro, consideram-na tardia e temem que possa não ser suficiente para resolver as dificuldades de acesso aos tratamentos por parte dos doentes. A preocupação é que a restrição, por si só, não garanta a disponibilidade de medicamentos como o Ozempic para quem realmente precisa. João Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, considera a medida importante por representar uma tentativa de solução para os problemas existentes.

Contudo, descreve-a como “um remendo face à situação atual”, indicando que poderão ser necessárias ações mais profundas para resolver de forma eficaz a questão do acesso aos medicamentos e dispositivos para a diabetes em Portugal.

Artigos

14

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close