
Pagamentos ao setor social feitos até dia 19 de cada mês



O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) comunicou que, a partir do mês de setembro, os pagamentos da segurança social às instituições do setor social e solidário passarão a ser efetuados até ao dia 19 de cada mês.
De acordo com o Governo, o principal objetivo desta alteração é assegurar uma "maior previsibilidade de tesouraria" para as organizações beneficiárias.
A medida é descrita pelo executivo como uma "mudança significativa" que irá impactar positivamente o funcionamento de um setor que emprega aproximadamente 300 mil trabalhadores.
Com a antecipação dos pagamentos referentes aos acordos de cooperação, as instituições passarão a dispor de "maior liquidez", o que facilitará o cumprimento das suas próprias responsabilidades contributivas para com a Segurança Social.
No seu comunicado, o ministério reforça que a estabilidade financeira do Setor Social e Solidário constitui uma prioridade governamental.
Esta ação complementa um aumento prévio, considerado o maior de sempre, das comparticipações pagas pela Segurança Social, no valor de 220 milhões de euros. O Governo salienta que, pela primeira vez, este aumento foi calculado com base num estudo dos custos reais de cada resposta social.
A viabilização da antecipação dos pagamentos foi possível graças às "alterações tecnológicas realizadas no âmbito da Transformação Digital em curso na Segurança Social", conforme detalhado pelo MTSSS.
Artigos
5




Política
Ver mais
"Nenhuma estratégia de intimidação vai impedir esta missão humanitária"
Um barco da Flotilha Global Sumud, com bandeira portuguesa, que transportava membros do Comité Diretivo da organização, "foi atingido por um drone" em Tunes, capital da Tunísia. Mariana Mortágua, que participa na missão humanitária a Gaza já reagiu.

O PS lá sabe se quer voltar a ficar nas mãos de Pedro Nuno
A Câmara de Lisboa (que vai rever o Elevador), Pedro Nuno Santos (que está contra a direção do PS) e o tribunal arbitral (que trata das greves no Metropolitano de Lisboa) são o Bom, Mau e Vilão.

Montenegro diz a Presidente Xi Jinping que conta com “relação próxima” com Rússia para alcançar paz na Ucrânia
No seu primeiro dia de visita oficial à China, Luís Montenegro fez estas declarações no início do encontro com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, do qual os jornalistas só puderam gravar os primeiros três minutos.

Revisão laboral vai a debate: Recorde o que pode mudar para trabalhadores
Anteprojeto do Governo para revisão da legislação laboral, que começa na quarta-feira a ser debatido com os parceiros sociais, prevê a revisão de "mais de uma centena" de artigos do Código de Trabalho